Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cagepa põe Paraíba em 1º lugar no ranking regional de redução de perda de água

Cagepa põe Paraíba em 1º lugar no ranking regional de redução de perda de água

O trabalho desenvolvido pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) levou o Estado ao topo do ranking de redução do desperdício de água: a Paraíba figura como 11º lugar nacional e 1º da região Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados. O recorte deste levantamento, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), foi divulgado nesta terça-feira (11). A Paraíba é um dos quatro estados que já atingiram o padrão de excelência em perdas volumétricas, previsto como meta para 2034 pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional.

No Ranking de Competitividade dos Estados (CLP), o indicador de Perda de Água compõe o pilar de Sustentabilidade Ambiental, que inclusive é destacado no levantamento como um dos potenciais da Paraíba. O indicador leva em consideração as perdas “aparentes” e “reais”. As perdas aparentes referem-se ao volume de água efetivamente consumido pelo usuário, porém que não foi medido ou contabilizado gerando, portanto, perda de faturamento para o prestador. Como por exemplo problemas de medição, ligações clandestinas e gatos. Já as perdas reais referem-se a toda água já disponibilizada para distribuição a qual, pela ocorrência de vazamentos, acaba por não chegar aos consumidores.

O desempenho da Cagepa já vem sendo destacado pelas últimas publicações do CLP; as cidades paraibanas de João Pessoa e Campina Grande conquistaram posições de destaque no ranking dos cinco municípios com melhor saneamento da região Nordeste. Em janeiro deste ano, João Pessoa figurou como a quarta capital com melhor saneamento básico do País e a melhor capital do Nordeste neste segmento. A capital paraibana ficou atrás apenas de Curitiba (1º), São Paulo (2º) e Belo Horizonte (3º).

O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius Neves, destaca que a gestão de perdas é uma das prioridades na política da empresa e seu trabalho vem sendo refinado com o ‘Plano de Ação da Nova Política de Combate às Perdas no Faturamento e na Distribuição’, iniciado em 2023. “Ano após ano, estamos melhorando os processos de redução e controle de perdas nos sistemas de distribuição, justamente porque entendemos que evitar perdas significa economia, sustentabilidade e mais qualidade na oferta de serviços aos nossos clientes”, analisou.

O CLP utilizou dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Governo Federal. O levantamento completo está disponível no site rankingdecompetitividade.org.br.