Hospital Metropolitano recebe habilitação do Ministério da Saúde em 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Coronariana

Hospital Metropolitano recebe habilitação do Ministério da Saúde em 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Coronariana

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires recebeu, nesta quarta-feira (27), a habilitação em 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Coronariana (UCO) Tipo III. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Com a habilitação fica estabelecido um recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, no valor anual de R$ 7.884.880, a ser incorporado ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado da Paraíba. Este recurso é destinado ao programa de trabalho do Hospital Metropolitano, com finalidade de custear quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população, desde que garantida a manutenção da unidade.

O Fundo Nacional de Saúde vai adotar as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do valor ao Fundo Estadual de Saúde da Paraíba, em parcelas mensais.

Segundo Rafaella Marinho, gerente executiva de Gestão das Linhas de Cuidado da PB Saúde, a conquista da habilitação reflete o comprometimento da Fundação em buscar constantemente melhorias em todos os serviços e unidades gerenciadas. “Estamos empenhados em obter novas habilitações em diversas áreas da saúde, buscando sempre a excelência e a expansão do acesso aos cuidados em nosso estado”, disse.

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, com sede em Santa Rita, é uma unidade de alta complexidade referência em Cardiologia, Neurologia e Endovascular. A unidade é gerenciada pela PB Saúde, ofertando serviços de saúde de forma universal, igualitária e gratuita, sob a regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguindo os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em junho de 2020, recebeu o credenciamento para a realização de transplante cardíaco pelo Ministério da Saúde. Até março de 2023, já foram realizados seis transplantes cardíacos na unidade. Em março de 2023, o Metropolitano se tornou o hospital coordenador do programa Coração Paraibano, destinado ao atendimento ágil de pacientes com problemas cardíacos, principalmente vítimas de infarto agudo do miocárdio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp