Centro de Atendimento ao Autista implanta escola de musicalização e promove festa do Dia das Crianças

Centro de Atendimento ao Autista implanta escola de musicalização e promove festa do Dia das Crianças

Com o lançamento da Escola de Musicalização, o Centro de Atendimento ao Autista (CAA), localizado no bairro do Rangel, realizou nesta segunda-feira, (9), nos turnos da manhã e tarde, a festa do Dia das Crianças com o primeiro Show de Talentos. O espaço criado pelo Governo da Paraíba e gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), presta atendimento às crianças e aos adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A presidente da Funad, Simone Jordão, falou da importância de eventos que reúne as famílias. “Momentos como esse tem uma importância muito grande no processo de reabilitação dessas crianças, além das terapias diárias que essas crianças vivenciam aqui no CAA. Primeiro porque as famílias estão juntas aos profissionais, num momento de alegria e descontração que tira as crianças da rotina, mas que também tem importância no processo de desenvolvimento, que é esse momento coletivo de compartilhamento, e a arte é algo fantástico, nada melhor que a arte para agregar as pessoas.  E hoje é a expressão disso, o lançamento do show de talentos, com uma banda composta pelos usuários dos serviços do Centro. Ocasiões como essa, além de agregar as pessoas, traz alegria para que as crianças autistas vivenciem as festividades do mês de outubro como qualquer outra criança”, destacou Simone.

Para a coordenadora estadual de Política Pública para a Pessoa com Deficiência, Maria Emília de Oliveira Alves, este é mais um evento que mostra que o Governo da Paraíba, por meio do CAA, se preocupa em colocar em prática o direito dos usuários e usuárias do serviço. “O direito de brincar estimula o desenvolvimento e isso se torna importante porque a criança e o adolescente podem desenvolver suas potencialidades em todos os espaços que ocupar, seja na escola, com a família e até mesmo no centro de atendimento”, enfatiza.

Segundo a coordenadora do CAA, Valquíria Uchoa, esses momentos mostram para as crianças do centro que elas podem ter uma vida como qualquer outra criança. “Foi com este pensamento que o CAA criou a escola de musicalização, iniciando com um show de talentos. Conseguir que uma criança autista se apresente em público é uma grande conquista. Estamos implementando ainda a terapia alimentar, onde as crianças estão tendo a oportunidade de manipular os alimentos”, ressaltou a coordenadora.

Karollinny Henrique Costa (10), aluna do 4º ano, que frequenta os serviços de reabilitação desde o início de funcionamento do Centro, foi uma das crianças a se apresentar, interpretando a música “Velha Infância”, de Marisa Monte e Tribalistas. Sobre um pequeno tablado, ela cantou com desenvoltura de uma criança de sua idade. Porém o detalhe, segundo a mãe contou, é que, antes de iniciar o tratamento, Karol possuía fobia de qualquer altura. “Por menor que fosse, num pequeno banco, a garota não subia”, festeja emocionada a mãe.

O Centro de Atendimento ao Autista é um serviço criado há cerca de três anos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh), e atualmente é coordenado pela Fundação Missão Resgate, órgão executor das atividades por meio de convênio. Ele está localizado na Rua Bom Jesus, Nº 649, Bairro do Varjão/Rangel, em João Pessoa, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp