Ações do Governo da Paraíba para a pessoa idosa são destaque em evento internacional sobre envelhecimento humano

Ações do Governo da Paraíba para a pessoa idosa são destaque em evento internacional sobre envelhecimento humano

As ações do Governo da Paraíba voltadas para a pessoa idosa, executadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, tiveram destaque na abertura do X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (Cieh), que acontece até esta terça-feira (10) no Centro de Convenções, em João Pessoa, e reúne mais de dois mil participantes. O Programa Cidade Madura e o Projeto Acolher estão entre os destaques das políticas públicas paraibanas.

O Cieh é o maior congresso internacional sobre o envelhecimento humano no país. Seu caráter multiprofissional possibilita o envolvimento de diferentes áreas do conhecimento e setores da sociedade numa reflexão abrangente e integrada sobre o envelhecer.  A edição deste ano discute as perspectivas e desafios do cuidado em saúde na contemporaneidade.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyana Dutra, em sua fala na mesa de abertura, enfatizou a importância da gestão pública que precisa preparar o futuro da população. “O fato não é envelhecer, o fato é chegar lá com qualidade de vida. E a gestão pública tem esse papel principal e primordial na condução de políticas públicas que garantam isso.  A Paraíba tem um Programa bem bonito que é o Cidade Madura, condomínios preparados para a pessoa idosa. Lá eles têm vizinhos, também pessoas idosas, além de um ambiente de saúde organizado para que as pessoas dessa idade possam conviver em harmonia”, observou.

A secretária convidou ainda os participantes do evento para conhecer de perto as instalações e o trabalho realizado nos condomínios Cidade Madura, que é um programa referência no Brasil, e um exemplo em nível internacional.

A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI/PB) e assistente social da Gerência Executiva da Proteção Social Básica da Sedh, Joilma de Oliveira dos Santos, enfatizou a atuação dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, órgãos responsáveis pela elaboração, monitoramento e fiscalização da política voltada para o segmento. “O controle social deve se realizar com participação social, ou seja, com a pessoa idosa usufruindo do direito à voz e voto neste processo.  Dessa forma, lembro que este evento disporá de um espaço privilegiado para os Conselhos ao promover o I Fórum Nacional de Conselhos sob a coordenação do CEDDPI. Saúdo todos os participantes, principalmente conselheiros e conselheiras do Brasil inteiro que estão para contribuir com suas ideias e propostas, como fazemos cotidianamente, afinal somos defensores e defensoras dos direitos da vida da população idosa”, finaliza.

Segundo o IBGE, em 2022, os idosos representavam 14,7% dos brasileiros e, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, vem desenvolvendo ações de cuidado, garantia de direitos e acesso dessa população, que foram enfocadas no Congresso Internacional de Envelhecimento Humano.

Programa Cidade Madura – O Programa Habitacional Cidade Madura é pioneiro no Brasil. Tem por objetivo promover o acesso da pessoa idosa à moradia digna, equipamentos para a convivência social e lazer. É um condomínio com unidades habitacionais que seguem as normas de acessibilidade para o público idoso. Atualmente, há no Estado sete condomínios Cidade Madura, localizados nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Sousa, Patos e Monteiro. Em breve será inaugurado o condomínio da cidade de Bayeux.

Projeto Acolher: Tem por objetivo, selecionar Instituições de Longa Permanência para Pessoas idosas (ILPIS), na Paraíba, para cofinanciamento de ações, com vistas a melhorias na qualidade de vida das pessoas idosas institucionalizadas.

Centro de Convivência da Pessoa Idosa: Rua São Rafael – S/N -, no bairro do Castelo Branco I, oferece diariamente atividades como: hidroginástica, ginástica funcional e musculação, danças, fisioterapia e escuta terapêutica

Centro de Atividades e Lazer dos Aposentados e Pensionistas “Padre Juarez Benício ” (Cejube) – desenvolve ações voltadas para convivência, danças terapêuticas, passeios, ginásticas, hidroginásticas, oficinas de memória, cujo objetivo maior é propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuídos para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos 110 idosos atendidos.

Centros Sociais Urbanos – CSUs: Equipamento de suma importância para a população paraibana que pode usufruir gratuitamente de atividades como ginástica, dança, zumba, hidroginástica, cursos profissionalizantes, além de atividades recreativas e grupos permanentes para convívio social da pessoa idosa. Há unidades nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Itabaiana, Sapé, Esperança, Areia e Catolé do Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp