Obra de ampliação do abastecimento de Cacimbas e Desterro entra na reta final

Obra de ampliação do abastecimento de Cacimbas e Desterro entra na reta final

Com mais de 80% de execução das obras emergenciais de ampliação do sistema de abastecimento de Cacimbas e Desterro, Sertão da Paraíba, a expectativa é que até o próximo mês de novembro a população destas duas cidades recebam as águas vindas do açude Coronel Jueca. Para a obra, o Governo da Paraíba, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), investe, com recursos próprios, mais de R$ 6 milhões, que vão beneficiar os mais de 15 mil habitantes das duas cidades.

Os recursos estão sendo aplicados na construção de uma captação flutuante no açude Jueca, localizado no município de Desterro, com capacidade de bombear 61 mil litros de água por hora. A obra também conta com uma elevatória de água bruta, responsável pela distribuição de 25 mil litros de água por hora para Cacimbas, e de 36 mil litros por hora para Desterro.

Nesse sistema, também está incluída uma Estação de Tratamento, com Casa de Química, e de estrutura para reutilização, que servirá a população de Cacimbas. São dois quilômetros de adutoras ou de subadutoras em PVC, para interligações das unidades projetadas com o sistema já existente. Ainda estão sendo executados seis quilômetros de rede de distribuição de água, para atender a comunidade Fundamento de Baixo, município de Cacimbas.

Segundo o diretor de Expansão da Cagepa, Ricardo Moisés, a obra de abastecimento de Desterro e Cacimbas é um marco crucial para garantir o acesso à água potável e a qualidade de vida de milhares de moradores dessas duas cidades. “É uma obra de grande magnitude, com um investimento maciço, que garantirá água nas torneiras da população”, disse o diretor.

Para o prefeito de Cacimbas, Nilton Almeida, esta obra tem uma importância imensurável, em todos os sentidos para a população da cidade. “É água que vai chegar nas casas das famílias que hoje vivem com o drama da seca”.

Outro prefeito que não esconde o seu desejo em participar deste momento histórico é Valtecio de Almeida, do município de Desterro. “Essa obra do açude Jueca tem uma importância fundamental para os moradores de nossa cidade, até porque essa parceria com o Governo do Estado tem o objetivo único de tornar aquilo que era apenas esperança em realidade e, hoje, está sendo concretizado”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp