Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TSE julga nesta terça recurso que pode cassar mandato de Cláudio Castro

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar, nesta terça-feira (4), o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede a cassação do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O processo está sob relatoria da ministra Isabel Galotti.

O MPE tenta reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que absolveu Castro e outros acusados em maio de 2023. O caso envolve supostas contratações irregulares na Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) durante a campanha eleitoral de 2022.

No recurso, o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, argumenta que o governador obteve vantagem eleitoral indevida ao autorizar a contratação de servidores temporários sem respaldo legal. Além disso, ele aponta descentralização irregular de recursos públicos para entidades não vinculadas à administração estadual.

Após o parecer favorável à cassação, Cláudio Castro afirmou estar confiante na Justiça, ressaltando que o TRE-RJ rejeitou a ação por “falta de provas e total inconsistência” nas acusações.

Portal Paraíba.com.br