Escolas estaduais de todas as regiões da Paraíba se mobilizam na preparação para o Ideb 2023

Escolas estaduais de todas as regiões da Paraíba se mobilizam na preparação para o Ideb 2023

A preparação para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas estaduais da Paraíba tem sido intensiva e abrangente. O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), iniciou o processo no dia 10 de agosto com a abertura do Seminário de Pactuação das Metas Avança Ideb 2023, que teve o objetivo de promover o engajamento das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, de gestores, professores e estudantes para melhorar o resultado do Ideb na Paraíba. Também foi criado o Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave), que avaliou as reais necessidades de mais de 45 mil estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas 3ª séries do Ensino Médio.

Em todas as Gerências Regionais de Ensino (GREs) da Paraíba, três atividades têm sido predominantes: a organização de aulões, capacitações e visitas in loco às escolas. Esses aulões, muitas vezes focados nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, e as visitas são estratégias para aproximar a gestão das realidades escolares e fortalecer o preparo dos alunos para o Ideb. A 4ª GRE, por exemplo, vem se destacando com atividades como a Gincana Ideb, pelo uso da Geometria Analítica em plataformas de matemática dinâmica como o software Geogebra, aplicação de simulados, reuniões com pais, projetos de língua portuguesa e aulas de reforço.

Já na 5ª GRE, iniciativas como a Caravana Itinerante Avança Ideb PB e o Saber Democrático, que visam a preparação e incentivo dos gestores e estudantes em participarem das plenárias do Orçamento Democrático Estadual, buscam integrar e mobilizar a comunidade escolar em torno do Saeb e das notas no Ideb. A 6ª GRE percorreu todas as 38 escolas entre 31 de agosto e 27 de setembro com a Caravana Avança Ideb PB, promovendo também simulados e reuniões com os pais. A 8ª GRE, além dos aulões e visitas, está trabalhando com a equipe do Saúde Emocional, enquanto a 12ª e 13ª GREs focam também em caravanas e análises das avaliações. A 14ª GRE, por sua vez, também tem implementado uma contagem regressiva junto aos alunos com a realização de ações de fomento ao tema.

Um ponto importante nas orientações da SEE-PB em união com as GREs é o fomento ao protagonismo estudantil. Algumas das estratégias sugeridas para mobilização dos estudantes são: gestor se reúne com os líderes da escola para criar um plano de mobilização dos estudantes que farão a avaliação Saeb; no caso de escolas com Grêmio Estudantil, seus membros devem ser convocados para mobilizar os estudantes no desenvolvimento de ações de engajamento para a avaliação; convocar ex-estudantes da escola que já realizaram a avaliação para conversar com os atuais estudantes sobre a importância da realização consciente da prova; além disso, as ações de mobilização devem envolver todas as turmas, não apenas aquelas que farão a avaliação.

“Essas múltiplas estratégias refletem o comprometimento da Secretaria juntamente com as gerências regionais em aprimorar a preparação para o Ideb e, assim, contribuir para a excelência educacional no estado. As ações em curso, desde aulões até mobilizações de protagonismo estudantil, visam criar um ambiente de aprendizado dinâmico e engajado. Valorizamos cada aluno e reconhecemos o poder do coletivo na busca pela excelência educacional. Estamos juntos nessa jornada e confiantes de que nossas estratégias proporcionarão resultados positivos para a educação na Paraíba”, afirma a secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo.

No último dia 26, um momento de imersão no Centro de Formações uniu gerentes regionais, gestores escolares e coordenadores de avaliações para discutir e compartilhar propostas pedagógicas. Em adição a essa iniciativa, estão ocorrendo momentos formativos entre as 14 GREs e as escolas, especialmente em relação às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com foco na equipe de professores de matemática. Já macroações incluem a mobilização dos tutores dos estudantes, o convite aos pais ou responsáveis para discussões sobre como podem apoiar as ações da escola, revisões no Projeto de Vida dos estudantes, monitoramento da implementação das propostas pedagógicas da SEE nas escolas, intervenções pedagógicas quando necessárias e o incentivo ao protagonismo estudantil.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que este ano acontece entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, em todo o país.

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