Simulação de acidente de trânsito marca início da Campanha Maio Amarelo no Hospital de Trauma de Campina Grande

Simulação de acidente de trânsito marca início da Campanha Maio Amarelo no Hospital de Trauma de Campina Grande

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, em Campina Grande, realizou, em parceria com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e o Corpo de Bombeiros, na manhã desta quarta-feira (8), uma simulação de acidente de trânsito. A ação, que faz parte da campanha Maio Amarelo, aconteceu em frente ao hospital, na Avenida Floriano Peixoto, e teve como objetivo conscientizar a população para um trânsito mais seguro.

Durante o evento, as equipes envolvidas realizaram manobras de resgate de vítimas com modelos reais, explicando as consequências da imprudência no trânsito. Também foram distribuídos panfletos educativos para pedestres e motoristas, além de informativos sobre o seguro DPVAT.

De acordo com o diretor administrativo do Trauma de Campina Grande, Pedro Segundo, a campanha do Maio Amarelo tem como finalidade conscientizar e chamar a atenção da população sobre a problemática que envolve acidentes de trânsito, em especial, com motocicletas. “Nós estamos aqui promovendo essa conscientização junto a toda sociedade organizada. Todos os órgãos envolvidos, CPTran, Corpo de Bombeiros, Coração Paraibano, com a firme esperança de que nós iremos alcançar nosso objetivo que é levar a conscientização dos problemas que são gerados com os acidentes de trânsito em geral”, ressaltou.

O gestor ainda destacou o crescente aumento de sinistros no trânsito. “Só nesse último final de semana foram registrados cerca de 70 acidentes de moto e 4 de carro. Concluímos o primeiro quadrimestre desse ano com 3.087 vítimas de acidente de moto”, frisou.

Segundo o Major Rallison Andrade, da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), essas atividades envolvendo os órgãos de segurança, trânsito e saúde, demonstram o cuidado do poder público em tentar evitar que pessoas se envolvam em acidentes de trânsito. “Nós aproveitamos o mês de maio para enfatizarmos aquilo que cotidianamente a gente já trabalha, que são a educação e a fiscalização preventiva com o intuito de salvar vidas.  Lamentavelmente, muitas pessoas têm perdido a vida no trânsito. Quem utiliza motocicleta como meio de transporte precisa redobrar a atenção, respeitar a sinalização, e andar na velocidade permitida pela via. Tomando todos os cuidados necessários será possível reduzir e até evitar os sinistros”, pontuou.

Para Renato Luiz, chefe da Ciretran em Campina Grande, a campanha do ‘Maio Amarelo’ é de grande valor, a fim de conscientizar a população para o grande número de acidentes de trânsito que ocorrem todo ano, em especial, os sinistros que envolvem motos.  “É um mês que a gente precisa chamar mais atenção ainda, é de suma importância a integração dos órgãos, de trânsito, segurança pública e saúde, tendo em vista que isso também é um problema de saúde que nós enfrentamos”, finalizou Renato.

No primeiro quadrimestre de 2024, o hospital de Trauma de Campina Grande realizou 3.563 atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 9% nos atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp