Programa Opera Paraíba promove cirurgias oftalmológicas em Itabaiana

Programa Opera Paraíba promove cirurgias oftalmológicas em Itabaiana

O programa Opera Paraíba, iniciativa do Governo do Estado para facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas, está realizando, no Hospital Regional de Itabaiana, 165 cirurgias oftalmológicas. Os procedimentos, divididos entre catarata e pterígio – lesão que se desenvolve no tecido transparente do olho podendo se estender em direção à córnea, provocando a cobertura do eixo visual – tiveram início nessa segunda-feira (5) e seguem até esta quarta-feira (7).

A ação atende a população da 12ª Região de Saúde, que abrange a própria cidade e mais 14 municípios. Por dia, estão sendo oferecidas 50 cirurgias. Para a diretora da unidade, Jennifer Araújo, por meio do programa, as pessoas conseguem ter a autonomia de volta. “A maioria dos pacientes que atendemos aqui para cirurgias de catarata são, principalmente, idosos. E eles, por não conseguirem enxergar bem, passam a depender de outras pessoas. É graças ao Opera Paraíba que eles voltam a ver melhor e ter independência”, pontua.

A dona de casa Lúcia de Lima, de 50 anos, já fez cirurgia de catarata no olho esquerdo e agora está ansiosa pela retirada do pterígio. “Eu espero que seja tudo de bom, para eu conseguir costurar e fazer minhas coisas em casa, e que esse Opera Paraíba continue por muitos anos para ajudar mais pessoas”, relata.

Todos os procedimentos realizados pelo programa atendem às demandas de usuários cadastrados por meio das secretarias de saúde dos municípios. Os pacientes são chamados de acordo com a ordem de cadastro. Para se cadastrar no Opera Paraíba, o usuário também pode fazer por meio da plataforma operaparaiba.pb.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp