Opera Paraíba: fim de semana registra cirurgias bariátricas em João Pessoa

Opera Paraíba: fim de semana registra cirurgias bariátricas em João Pessoa

O programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado para reduzir a fila de espera para a realização de cirurgias eletivas, retornou neste fim de semana a João Pessoa para a realização de cirurgias bariátricas. Os procedimentos, considerados de alta complexidade, aconteceram durante o sábado (27) e domingo (28) na Maternidade Frei Damião, unidade vinculada à rede hospitalar do Governo da Paraíba. Durante os dois dias foram contemplados 11 pacientes, que aguardavam a intervenção para o tratamento da obesidade.

A diretora-geral da unidade, Marcela Tárcia, destaca que esta é a segunda vez no mês que o hospital recebe o programa para a realização de bariátricas. “Realizamos 12 cirurgias há duas semanas e nesse sábado e domingo contemplamos mais 11 pacientes. Agora a Frei passa a ter um calendário permanente para realizar bariátricas, sendo executadas a cada 15 dias. E um ponto importante, é que todos os procedimentos são executados com o uso de técnica minimamente invasiva, por meio de videolaparoscopia,” enfatiza.

A agente de saúde Nailsa Freire, de 47 anos, da cidade de Santa Rita, explica que já estava com problemas no joelho por conta do sobrepeso. Para ela, a cirurgia vai proporcionar mais saúde e bem-estar. “Já tinha um bom tempo que eu fazia tratamento com endocrinologista tentando emagrecer e chegou ao extremo de desenvolver uma artrose no meu joelho, então eu tinha que buscar uma solução. Me cadastrei na secretaria de saúde da minha cidade e agora fui chamada. Vai ser tudo de bom, penso em melhorar do meu joelho, emagrecer e ter uma vida bem melhor,” comemorou.

Para participar do programa, é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e faça a solicitação por meio da secretaria de saúde de seu município ou realize o cadastro na plataforma operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais e anexando comprovante de residência, exames e laudos médicos. Após essa fase, ele terá agendada sua primeira consulta, onde passa por uma avaliação com a equipe médica do programa. O fluxo continua com a realização de exames pré-operatórios e obtenção de pareceres da equipe multidisciplinar. As cirurgias são realizadas de acordo com a ordem cronológica de cadastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp