Saúde capacita profissionais da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica sobre o diagnóstico e tratamento da toxoplasmose

Saúde capacita profissionais da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica sobre o diagnóstico e tratamento da toxoplasmose

Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (9), a primeira capacitação para Atualização no Manuseio Clínico de Toxoplasmose Gestacional e Congênita de 2023. A formação é direcionada aos municípios que registram maior incidência de toxoplasmose, e tem como objetivo qualificar médicos, enfermeiros, coordenadores da Atenção Primária e coordenadores de Vigilância Epidemiológica no diagnóstico e tratamento da doença. O evento está acontecendo no Hotel Litoral e segue até esta terça-feira (10).

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde, Izabel Sarmento, a partir da capacitação, será possível fortalecer e garantir um pré-natal de qualidade, que possa reduzir danos às gestantes e aos recém-nascidos. “Essa qualificação vai refletir na melhoria dos nossos dados, tanto de mortalidade materna quanto de mortalidade infantil. Aqui nós temos a oportunidade de orientar o profissional de como ele deve identificar, notificar e iniciar o tratamento precocemente, que contribui para evitar a toxoplasmose congênita, que é transmitida da mãe para o bebê”, explicou.

A gestora reforçou ainda que outras ações cotidianas são realizadas através da atenção primária e da vigilância epidemiológica como, o acompanhamento por meio dos dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), além do apoio junto às unidades básicas, a assistência ambulatorial de alto risco e também a hospitalar.

Para a representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), Katiane Queiroga, é necessário fortalecer e intensificar essas formações em todo o estado. Os municípios devem praticar as informações repassadas e multiplicá-las nas ações de saúde.

“Essa formação nos permite melhorar, alinhar e unir as vigilâncias para que essas informações cheguem na ponta, que é onde precisam chegar, onde acontecem os atendimentos, nos territórios onde estão os focos e onde estão as pessoas. Então, sem sombra de dúvidas, essa qualificação terá um impacto gigantesco para os municípios da Paraíba”, pontuou.

A toxoplasmose é uma doença que pode causar graves complicações para gestantes e recém-nascidos. Atualmente, muitos dos casos que são notificados e confirmados acontecem na maternidade ou durante o pós-parto, aumentando os riscos para os pacientes. Por isso é cada vez mais importante conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp