Opera PB finaliza mutirão com mais de 450 cirurgias de catarata

Opera PB finaliza mutirão com mais de 450 cirurgias de catarata

O Programa Opera Paraíba finalizou, nesse sábado (30), no Hospital Distrital de Taperoá, mais um mutirão de cirurgias de catarata que atendeu 456 paraibanos. A ação faz parte da proposta do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para dar agilidade à realização do procedimento, reduzindo assim o tempo de espera.

Foram dez dias seguidos de cirurgias que tiveram início no último dia 21 de setembro. De acordo com o diretor-geral do hospital, Levi Firmino, a iniciativa pôde contemplar paraibanos de 20 cidades do interior. “O Opera Paraíba retornou ao Hospital Distrital de Taperoá e, desta vez, beneficiou a população da 16ª, 6ª e 11ª Regiões de Saúde. Devolvendo a visão aos pacientes, o Programa vem se consolidando por ser o maior de cirurgias eletivas, não só do estado da Paraíba, mas do Brasil”, ressaltou.

O aposentado Antônio Felipe, de 67 anos, que mora em Junco do Seridó, passou por cirurgia durante o mutirão e já no dia seguinte, durante o retorno, conseguiu enxergar bem melhor o rosto da mulher. “Eu só via o vulto. Isso é uma santa. Tá bonita demais!”, comemorou. Segundo a esposa de seu Antônio, sem enxergar, ele sempre deixava os comprimidos, que toma diariamente, cair no chão. “Ele enxergava ruim mesmo, quando tirava o remédio pra tomar, caía no chão e ele nem via, aí eu tinha que entregar na mão dele”, conta.

Outra beneficiada com a intervenção foi a aposentada Maria Medeiros. Ela fez cirurgia no olho direito e já pensa em voltar a participar das leituras nas missas. “Eu era da equipe de liturgia na igreja e tive que sair porque não enxergava mais a Bíblia. Agora, se Deus quiser, eu vou voltar a ler meus evangelhos, que eu gosto muito”, diz.

A cirurgia de catarata é a especialidade que apresenta o maior volume de demandas e procedimentos realizados através do Programa Opera Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp