Força-tarefa recebe reforço do Ibama para conter incêndio no Sertão da Paraíba

Força-tarefa recebe reforço do Ibama para conter incêndio no Sertão da Paraíba

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) está recebendo apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para ajudar a conter os focos de incêndio na zona de amortecimento (área em torno) do Parque Estadual Serra da Santa Catarina, localizado Sertão do estado.

A instituição enviou 10 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), sediado em Pernambuco, para trabalhar na força-tarefa, que acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e já entra em seu terceiro dia.

Durante a manhã dessa sexta-feira (29), a equipe técnica da Semas e o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba se reuniram para elaborar o plano estratégico da força-tarefa, que já iniciou com o trabalho do helicóptero Acauã. No município de Carrapateira, a Prefeitura montou uma Central de Comando no Ginásio Poliesportivo, onde as autoridades estão concentrando as informações.

A operação ainda conta com a ajuda das Prefeituras e da população, por meio da divulgação em rádios difusoras de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e Lagoa Tapada, municípios cujos territórios abrigam o parque. O objetivo é evitar novos focos de incêndio.

A secretária de estado e Meio Ambiente, Rafaela Camaraense, destaca o monitoramento via satélite e o Patrulhamento via terrestre que a equipe técnica vem realizando. Para ela, essa é uma ação fundamental para elaborar uma estratégia assertiva no combate às chamas.

“Os técnicos da Secretaria estão trabalhando no monitoramento do incêndio via satélite e terrestre, o que tem contribuído bastante para encontrar onde estão os focos do fogo. Aqui em João Pessoa montamos uma central de monitoramento, que é atualizada a cada 30 minutos. O incêndio teve início com dois focos de fogo e hoje apresenta 11. Estamos contando ainda com apoio muito importante do Ibama, que disponibilizou 10 brigadistas do PrevFogo, a Prefeitura de Nazarezinho também tem nos ajudado bastante”, afirmou a secretária.

O gerente executivo de Mudança e Adaptações Climáticas, Jancerlan Gomes, afirmou que o período enfrentado pede atenção e cuidado. “Estamos em um período de estiagem e até o início de janeiro de 2024 estaremos em alerta, quanto às condições meteorológicas. Baixa umidade do ar, onda de calor e potencial risco de incêndios deve acontecer nesse período. Estamos trabalhando monitorando todo o Sertão para que os incêndios sejam combatidos de forma incessante”, declarou Jancerlan.

O comandante regional, coronel Saulo Alves Laurentino, que está à frente da força-tarefa, ressaltou que o Corpo de Bombeiros está desde o início da operação trabalhando para que o fogo seja contido. “Hoje tivemos uma reunião para conseguir montar o nosso planejamento tático e acreditamos que a partir disso a situação não sairá do nosso controle. Estamos recebendo ajuda do pessoal do PrevFogo e estaremos trabalhando durante todo o final de semana para tentar o quanto mais rápido possível resolver essa situação, porém o clima não tem ajudado”, afirmou o comandante.

Operação – A operação para conter o fogo é constituída em três etapas: prevenção, infraestrutura logística e patrulhamento e combate ao fogo. Para isso conta com uma infraestrutura física de:

1 Ônibus, 3 vans, 1 ambulância

2 Carros minivans

4 Picapes – 3 equipadas com água

31 Bombas costais (20 litros de água)

1 Centro de comando em instalação, em Carrapateira

1 Helicóptero (Acauã) e 1 drone para patrulhamento aéreo, com o intuito de verificação precisa do tamanho, extensão e velocidade de propagação e intensidade dos focos de calor.

10 Brigadistas do Prevfogo, do Ibama de Pernambuco

O Corpo de Bombeiros está atuando com: 72 alunos (CFO e CHO), 4 Instrutores e 14 Efetivos (Praça e Oficiais)

Parque – O Parque Estadual Serra da Santa Catarina está localizado no oeste da Paraíba, no Bioma Caatinga. Com mais de 4.500 hectares de terra, sua biodiversidade completa apresenta 614 espécies de fauna e flora e abriga 32 nascentes que abastecem os principais reservatórios de água no Sertão da Paraíba. A serra encontra-se entre as cidades de Aguiar, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Carrapateira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp