Com participação ativa do Parlamento Jovem, Câmara de Itatuba sedia simpósio da Fundação Ulysses Guimarães

Com participação ativa do Parlamento Jovem, Câmara de Itatuba sedia simpósio da Fundação Ulysses Guimarães

Evento debateu diversidade e inclusão e marcou o início da programação alusiva ao mês da Consciência Negra

Na noite da quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Itatuba, tendo como anfitrião o presidente Aécio Cavalcante (MDB), sediou o Simpósio “Diversidade e Inclusão” com participação efetiva do Parlamento Jovem. O evento foi organizado pela Fundação Ulysses Guimarães, marcando o início da programação alusiva ao mês da Consciência Negra, e contou com a presença do presidente da instituição na Paraíba, o deputado estadual Raniery Paulino (MDB), em sessão bastante prestigiada.

A jovem parlamentar Andreyna Sulamytta deu as boas vindas aos expositores e convidados, com mensagem empoderada e de representatividade, enaltecendo que, para além das diferenças, todos somos iguais, unidos pela humanidade.

Raniery Paulino, presidente da Fundação Ulysses Guimarães na Paraíba, destacou o momento como sendo “uma noite para guardar na memória, pela densidade das exposições”, disse. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar a iniciativa do legislativo itatubense em criar o Parlamento Jovem, único em atuação na Paraíba, de acordo com a União Brasileira de Vereadores. O deputado afirmou estar encantado com a produção dos jovens parlamentares e deixou convite para que eles possam visitar a Assembleia Legislativa da Paraíba assim que os protocolos sanitários permitam.

Representando o Parlamento Jovem nas exposições do Simpósio, Osvaldo Filho, 1º Secretário, abordou a importância de debates acerca da igualdade e da inclusão. “A princípio, eles não deveriam haver. Pois, estamos falando de pessoas e grupos sociais. Naturalmente, esses grupos deveriam estar inclusos e representados, mas a injustiça e a padronização social acabam por marginalizá-los. Nossa missão é buscar não permitir isso. É bizarro saber que as mulheres são a maioria da população no país, mas ocupam tão pouco espaço na política. Independentemente de nossas crenças religiosas, outras convicções e locais de fala, é necessário respeitar e incluir a comunidade LGBTQIA+, as mulheres, os negros, os deficientes, todos e todas, nas discussões e transformações à criação de uma sociedade justa e igualitária”, disse.

A advogada Gabriela Oliveira discursou sobre as lutas das mulheres pela conquista da igualdade de gênero e a rotina como operadora do Direito enquanto mulher negra. Ela se disse fortalecida com o evento e que sente mais segurança em ambientes com mulheres também presentes e atuantes.

Já o presidente da Juventude do MDB da Paraíba, Rique Peres, assegurou que o evento foi “um momento de debate muito importante para estarmos conversando sobre respeito às diferenças em nossa sociedade, tão diversa e tão plural, que para além da nossa relação e postura enquanto indivíduos, como sociedade, estarmos reiterando a necessidade do olhar do poder público para todos, todas e todos os lugares”, disse.

Danilo Ribeiro, coordenador de ensino à distância da Fundação Ulysses Guimarães na Paraíba, apresentou os cursos oferecidos pela instituição e a deixou de portas abertas para formação de turmas e parcerias na cidade, reforçando que toda a plataforma de ensino é gratuita e aberta à comunidade.

O presidente do MDB Afro da Paraíba, Igor Bento, fez exposição sobre desigualdade racial do Brasil, com destaque para a crescente escalada de violência vitimando a população negra e a disparidade salarial entre negros e brancos.

Para a presidente do Parlamento Jovem de Itatuba, Mariana Izabell, a noite proporcionou representatividade, sobretudo para mulheres negras, e enalteceu a atuação do Poder Legislativo de Itatuba na busca por igualdade e pluralidade.

O presidente da Câmara Municipal de Itatuba, Aécio Cavalcante (MDB), pontuou que o simpósio é uma semente plantada na cidade e que outros eventos virão. “Assim como já estamos colhendo bons frutos com a chegada do Parlamento Jovem, temos certeza de que o Simpósio da FUG é uma semente capaz de gerar uma grandiosa colheita de transformação e melhoria do município e região. Esse simpósio, inédito em nossa cidade, é apenas o início”, assegurou o anfitrião do evento, relembrando que a turma pioneira do Parlamento Jovem possui igualdade de gênero na distribuição de vagas.

Também estiveram presentes no Simpósio “Diversidade e Inclusão” a vereadora Leninha (PSC), o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itatuba, Igor Rafael, o vereador de Riachão do Bacamarte, Roberlan Martins (Cidadania), a historiadora Ana Maria Higino Martins e membros do Parlamento Jovem e comunidade civil organizada.

Fotos do evento:

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp