Vinte socioeducandos da Fundac passam para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Vinte socioeducandos da Fundac passam para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Vinte adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) passaram para a segunda fase da 16ª edição da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas (OBMEP). Onze são estudantes da Escola Cidadã Integral Almirante Saldanha e nove da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Francisca Martiniano da Rocha, no Complexo Lar do Garoto. A segunda etapa ocorre no dia seis de novembro.

A diretora da Escola Almirante Saldanha, Tatiana Pinangé destaca a importância das olimpíadas. Para ela, essa é uma estratégia de elevação da autoestima dos adolescentes para que eles consigam valorizar esse ambiente escolar que há muito tempo vinham desvinculados.

“Sempre que há oportunidade, nós os inserimos em algumas olimpíadas, em algum concurso”, disse Tatiana reconhecendo que não é fácil, “porque a dinâmica para estudos é diferenciada dos jovens e adolescentes que não estão em privação de liberdade, porém, conseguimos, de alguma forma, dar alguma assistência para que eles estudem e vejam o conteúdo que vai cair nas provas e a OBMEP é mais uma dessas ações que a Escola faz para que esses adolescentes se sintam inseridos. “Isso também fortalece o processo de ressocialização”, pontuou.

O coordenador Pedagógico do Lar do Garoto, Estanley Pires Ribeiro considerou o número de aprovados para a segunda fase um excelente resultado. “Para nós da escola, este momento é reflexo de muita preparação dos nossos alunos que participam diariamente das aulas para a olimpíada e resolução de questões. Assim, seguimos na certeza de que estamos no caminho certo, na preparação de jovens competentes para os desafios do século XXI e com seus projetos de vida bem alicerçados”, declarou.

OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

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