Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Salão do Artesanato Paraibano começa nesta sexta em João Pessoa

A riqueza do artesanato paraibano nas diversas tipologias. O Salão do Artesanato Paraibano será aberto nesta sexta-feira (9) na orla de Tambaú, em João Pessoa. O evento deve receber cerca de 120 mil visitantes e ficará aberto ao público até 1º de fevereiro, com entrada gratuita.

Esta é a 41ª edição do Salão e tem como tema “Mosaico — Arte em cada parte”. O evento vai funcionar em uma estrutura de 6 mil metros quadrados montada ao lado do Hotel Tambaú, e deve contar com a participação de 600 expositores de todo o estado.

Em 2025, nas edições realizadas em João Pessoa, durante o verão em Janeiro, e em Campina Grande durante o São João, em junho, o Salão do Artesanato gerou mais de R$ 7 milhões em faturamento, segundo o Governo do Estado.

O artesanato do Nordeste é uma das riquezas da região. Além de ser a forma com que muitas pessoas de fora da região encontram de levar simbolicamente um pouco do local para outras regiões, também é através do artesanato que o próprio nordestino consegue se expressar.

Na Paraíba, o artesanato também é rico em simbolismo e cultura. E em vários lugares espalhados pelo estado, é possível encontrar peças produzidas à mão por artesãos.  a Renda Renascença é o destaque entre as produções do artesanato paraibano. Brinquedos populares, crochê, e esculturas de barro e flores de fibra também são produzidos no estado.

Há riqueza nos detalhes das peças produzidas com diversos materiais, como palha, cerâmica, madeira, couro entre outros.

PB Agora