O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou em discurso na Conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP30) que é momento de impor uma nova derrota aos negacionistas climáticos.
A declaração do presidente foi feita durante a abertura da COP30, que acontece até o dia 21 de novembro, em Belém, no Pará.
“Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só as evidências da ciência, mas também os progressos do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo, atacam as instituições, a ciência e as universidades”, disse Lula.
“É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas. Sem o Acordo de Paris, o mundo estaria fadado a um aquecimento catastrófico de quase cinco graus até o fim do século”, reforçou o presidente brasileiro.
Segundo Lula, o planeta está andando na direção certa, mas erra na velocidade. Para ele, no ritmo atual, “ainda avançamos rumo a um aumento superior a um grau e meio na temperatura global”. “Romper essa barreira é um risco que não podemos correr”, afirmou.
Band/ Uol