As obras da Ponte do Futuro, complexo viário que conectará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, seguem em ritmo avançado. Conforme apuração do ClickPB, a etapa de concretagem das vigas está ocorrendo no canteiro de obras e atualmente as obras estão em torno de 15% de execução.
Essas vigas serão posteriormente lançadas e instaladas no local definitivo da ponte. Além disso, algumas das travessas – estruturas essenciais que servirão de apoio para as vigas – já foram concluídas, como as que estão posicionadas sobre o Rio Una.
Obras da Ponte do Futuro: cronograma e altura para passagem de embarcações
O engenheiro Igor Gerardi, representante do Consórcio Jampa, responsável pela execução do projeto, assegurou ao ClickPB que a obra está transcorrendo conforme o cronograma previsto. Gerardi também aproveitou a oportunidade para desmentir informações equivocadas que circularam nas redes sociais a respeito da altura final da ponte.
Ele explicou que a altura definitiva da estrutura será adequada para permitir a passagem segura de embarcações que navegam no local, mesmo durante os períodos de maré máxima do Rio Una.
“Sobre a altura final da ponte, vai ficar a altura necessária para passar as embarcações que trafegam no local durante a maré máxima do Rio. Essa do vídeo são as travessas, as vigas serão apoiadas sobre essa estrutura. As vigas estão sendo concretadas no canteiro e serão lançadas no local posteriormente”, detalhou o engenheiro.
Ao ClickPB, Igor detalhou que no rio Una a altura da ponte é de cerca de 3 metros na maré máxima e cerca de 5,5 metros na mínima. Já no trecho principal, sobre o rio Paraíba, a ponte terá 10 metros de altura por 50 metros de largura, considerando a maré máxima no trecho.
Próximos passos na construção da Ponte
Com a concretagem das vigas e a construção das travessas avançadas, os próximos passos da Ponte do Futuro incluem o lançamento e posicionamento dessas vigas sobre as travessas já existentes. O processo é crucial para a formação da estrutura principal da ponte, que facilitará a conexão entre as três cidades, reduzindo o tempo de deslocamento e impulsionando o turismo e o comércio na região.
obre a Ponte
As obras da Ponte do Futuro começaram no mês de fevereiro de 2025, mais exatamente no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. Como trouxe o ClickPB, a obra do Governo do Estado é orçada em R$ 465,5 milhões e está sendo realizada pelo ‘Consórcio Jampa’, formado pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções LTDA.
O projeto consiste na construção de duas pontes, a primeira com 2 km ligando a BR-230 a BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros, além de um mirante para ver o pôr do sol no Jacaré.
A ponte passará por cima do Rio Paraíba em dois pontos, uma vez que segue de Cabedelo até a Ilha Stuart, em Santa Rita, e da Ilha Stuart até a PB-011, antes do acesso ao Forte Velho, ainda em Santa Rita.
Já a segunda terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena, tendo ainda, um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros, cujos trabalhos de fundações já foram iniciados.
O complexo também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 metros.