[ad_1]
O prefeito Cícero Lucena abriu, nesta terça-feira (14), a terceira edição do ‘Curso de Verão 2025”, com o objetivo de consolidar a aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, fortalecendo atividades externas à leitura, escrita e operações matemática para cerca de sete mil estudantes. A solenidade aconteceu na Escola Francisco Pereira da Nóbrega, no bairro do Cristo Redentor.
Cícero Lucena destacou que essa ação faz parte dos avanços da educação em João Pessoa, desde 2021, colocando na prática programas pedagógicos inovadores, esporte e cultura, para além da sala de aula, proporcionando, também, uma escola mais inclusiva. “Eu fico muito feliz porque essa é a visão da educação do futuro, é identificar alguma criança, algum jovem que precisa de mais informação e reforço”, iniciou o prefeito, que em seguida detalhou como será a abordagem junto aos alunos.
“O aluno tendo passado de ano, em matéria que não teve as notas acima da média, ele poderá ter essa oportunidade de ter mais estudo, mais informação e, consequentemente, ao enfrentar o novo ano com tecnologias mais avançadas, eles estão preparados e preparados para vencer esse obstáculo. Isso é uma visão da educação do futuro, formar e ensinar cada vez mais aos nossos jovens para que eles possam ter uma oportunidade de melhorar suas vidas”, concluiu Cícero Lucena.
Acompanhamento – A secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro, explicou que o Curso de Verão é fruto de uma somatória de todo o trabalho realizado no ano anterior, culminando num diagnóstico das crianças que não pretendem atingir a meta de aprendizagem. Dessa forma, os alunos e também os pais foram convidados para participarem do curso durante 10 dias deste mês de janeiro, de modo a terem um acompanhamento mais direcionado à aprendizagem.
“A gente prepara um material estruturado, os nossos professores recebem uma formação e a gente observa o rendimento desses alunos. A gente tem uma mobilização da Secretaria em todas as unidades, juntamente com os professores e especialistas, gestores e todos aqueles profissionais que estão no ‘chão’ da escola. Ou seja, os meninos começaram o ano letivo, que é a partir de fevereiro, mais preparados para a gente evitar deficiência de aprendizagem”, afirmou a segurança.
Iniciativa inovadora e autoral – A diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), Clévia Carvalho, informou que o Curso de Verão compõe uma política municipal de recomposição e recuperação da aprendizagem, instituída pela Prefeitura desde 2022, pós pandemia. A ação propõe consolidar a alfabetização para os estudantes que precisam de mais tempo e fluência motora, numa iniciativa inovadora e autoral da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). “Tem um alcance social significativo, porque é a garantia do direito de aprender numa perspectiva lúdica”, afirmou.
[ad_2]
Link da fonte aqui!