De acordo com o secretário Ari Reis, a aprovação da Paes é um marco histórico e representa a união de esforços. “É mais um compromisso da gestão pública, que vem para fortalecer e ampliar a regionalização e interiorização da assistência em saúde no âmbito da média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar em todo o estado”, destacou.
Na prática, a nova Paes busca otimizar os recursos financeiros e físicos para que a população tenha acesso aos serviços de saúde, independentemente da disponibilidade no município de residência, facilitando uma assistência ágil e qualificada em municípios que são referência. Dessa forma, para que o usuário tenha o acesso garantido, os municípios encaminham e realocam quantitativos do orçamento interno para o local onde há oferta especializada de procedimentos.
A presidente do Cosems, Soraya Galdino, ressaltou que a nova pactuação é uma pauta que vem sendo reivindicada e construída há 14 anos, e que só agora, com o esforço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde e dos municípios, será efetivada na prática.
“É mais um avanço imenso para a Paraíba. Um dos primeiros estados a estar pactuando e aprovando a Programação da Atenção Especializada em Saúde. Tecemos todo esse trabalho junto e dá muito orgulho ver esse trabalho árduo, que levou anos, sair do papel para melhorar a saúde e a vida dos paraibanos”, disse.
Ainda foram aprovadas outras pautas na reunião da CIB, como os Planos Macrorregionais de Saúde, que vão ampliar a oferta e os serviços em saúde nas três Macrorregiões, com foco no aprimoramento da gestão, na organização dos pontos de atenção e na integralidade do cuidado.
A 9ª reunião extraordinária da CIB aconteceu dentro da programação do VIII Seminário Gilson Carvalho e marcou o encerramento do evento, reunindo gestores, gerentes e técnicos em saúde de todo o estado.