Fabrício Feitosa destacou que o Empreender PB preenche uma lacuna na oferta de crédito para microempreendedores que enfrentam dificuldades em conseguir crédito das grandes instituições financeiras. “Cerca de 99% dos nossos clientes são microempreendedores que ainda não estão formalizados e atingimos, nos 223 municípios do estado, um público que as instituições financeiras não conseguem chegar, e o Empreender PB faz justamente esse caminho inverso”, afirmou o secretário, que também participou da solenidade de abertura do evento, na noite da última sexta-feira (1º).
Sobre a importância do microcrédito para o desenvolvimento econômico das comunidades, Fabrício Feitosa destacou a transformação social, através de linhas de crédito específica, a exemplo do Empreender Mulher e do Empreender Juventudes. “O Empreender Mulher atende mulheres que estão em situação de vulnerabilidade econômica ou em situação de violência, na linha que funciona em com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. Entendemos o quanto é importante essa questão da libertação da econômica, pois muitas mulheres que se encontram em situação de violência, por exemplo, e não saem de casa porque dependem financeiramente dos seus parceiros”, afirmou.
Dentro da mesma lógica, foi criada a Linha Empreender Juventudes, que contempla pessoas entre 18 a 29 anos de idade. “São aquelas que estão entrando no mercado de trabalho, que precisam de um prazo maior, de uma taxa de juros menor e também de um direcionamento mais qualificado. Essa linha também funciona em parceria, junto à Secretaria de Estado das Juventudes. Por aí conseguimos cumprir lacunas sociais”.
A segunda edição da Expo Favela Innovation Paraíba contou com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e outras iniciativas criadas por moradores das favelas do estado.
Empreender PB presente
O Empreender PB foi um dos parceiros da Expo Favela Innovation Paraíba e contou com um estande no local para esclarecer dúvidas e realizar renegociações, além de prestar apoio aos expositores contemplados com as linhas de crédito do programa.