Capacitação e oficinas pedagógicas sobre Anticapacitismo no SUAS marca Mês de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência

Capacitação e oficinas pedagógicas sobre Anticapacitismo no SUAS marca Mês de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência

O curso é uma realização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do Projeto +Proteção PB: capacitação e oficinas pedagógicas para usuários e trabalhadores do SUAS – lançado nesta segunda-feira –, e marca o Mês de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Representando a Sedh no evento, a jornalista Othacya Lopes lembrou o cuidado que o governador João Azevêdo e a secretária Pollyanna Dutra têm em trabalhar a proteção, de amparar, de cuidar, dar assistência de qualidade e por isso a escolha do nome do Projeto e a importância de capacitar os profissionais.

“É preciso a gente se comunicar, construir e estar juntos e Pollyanna faz questão que eu diga que estamos juntos na construção de um SUAS cada vez mais fortalecido na Paraíba. Eu não tenho dúvida que, depois desses três dias, a Paraíba terá profissionais muito mais fortalecidos e prontos para lidar com quem espera ser protegido por cada um de nós”, afirmou a representante da Sedh.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Francisca Vieira, disse tratar de uma atividade extremamente importante para fortalecer a política de educação permanente que a Sedh vem desenvolvendo de forma continuada. “Neste mês de setembro, em alusão ao mês de luta da pessoa com deficiência, lançamos esse projeto +Proteção PB, trazendo o tema Anticapacitismo no SUAS que é extremamente importante e novo para os profissionais dos serviços socioassistenciais da política da Assistência Social que estão nos 223 municípios. Se traz esse tema no sentido de fortalecer e qualificar os profissionais e sua intervenção junto aos usuários. Então eu queria parabenizar a Secretaria pela iniciativa e dizer que o Ceas está junto para fortalecer a política do SUAS em toda a Paraíba”, afirmou Francisca Vieira.

De acordo com a coordenadora estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Emília de Oliveira, “a ideia é que essa capacitação aconteça em João Pessoa e depois se estenda para as outras cidades. O objetivo da nossa formação é que os profissionais que forem formados saiam como agentes multiplicadores do tema”, destacou.

A palestra de abertura, Anticapacitismo no SUAS, foi proferida pela professora Fábia Halana Pita. “Falar de inclusão é sempre muito polêmico. Hoje a gente traz o que é o capacitismo, como combater, as formas de discriminação contra a pessoa com deficiência e orientações gerais de como lidar com a pessoa com deficiência”.

“Para mim e para a população que o Creas atende, esse evento é de grande importância. A gente acaba aprendendo coisas novas, principalmente quando falamos de inclusão”, disse a coordenadora do Creas Regional Polo Araçagi, Tathiany Karine, que está participando do evento.

Nesta terça-feira (17), a programação segue com um segundo módulo do curso, conduzido por Emília Oliveira, falando sobre a Introdução à Política da Pessoa com Deficiência e o Sistema Único de Assistência Social. Já Gilmara Andrea, fará um terceiro módulo sobre Benefício de Prestação Continuada: interface com os programas e serviços do SUAS.

Na quarta-feira (18), o evento finaliza com mais dois módulos que irão discutir a Rede de Proteção Social para a pessoa com deficiência no SUAS, além do atendimento à pessoa com deficiência e a promoção do acesso à documentação básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp