Nos anos iniciais, o indicador de rendimento, que mede a aprovação dos estudantes, alcançou 96%, um aumento expressivo em comparação aos 92% registrados em 2019, antes da pandemia. Além disso, a Nota Média Padronizada, que avalia a aprendizagem em Português e Matemática, subiu de 5,15 no ano de 2021, para 5,38 em 2023. Estes resultados indicam que a Paraíba conseguiu retomar os níveis de aprovação anteriores, um desafio crítico para a educação no cenário pós-pandemia. Já nos anos finais do ensino fundamental, a Paraíba apresentou um crescimento no indicador de rendimento, atingindo 84% de aprovação, uma melhoria em relação aos 78% registrados em 2019.
No ensino médio, o indicador de rendimento também mostrou uma melhora, passando de 83% em 2019 para 84% em 2023. A Nota Média Padronizada subiu de 4,14 em 2021, para 4,29 em 2023, demonstrando um esforço contínuo para melhorar a qualidade do ensino após o impacto da pandemia. Especificamente, os resultados em Matemática e Português mostraram progresso, com a média de Matemática subindo de 252 para 259 pontos e a de Português de 260 para 264 pontos, o que reflete uma recuperação gradual da aprendizagem.
Segundo Herbert Gomes, gerente executivo de Desenvolvimento Escolar e Acompanhamento e Apoio à Gestão Para Resultados, o Ideb de 2023, que foi de 3,7 no ensino médio ao considerar as escolas técnicas da Paraíba, que, embora não fossem inseridas anteriormente, passarão a compor futuramente os boletins de divulgação do MEC. Ele destaca que devemos olhar os dados de aprovação de 2021 com atenção, tendo em vista as recomendações de aprovação constantes em normativas nacionais, que destoaram da série histórica de resultados de aprovação na Paraíba. O dado de 2023 mostra uma evolução dentro dessa série histórica. Gomes enfatiza que a Paraíba conseguiu aumentar a taxa de aprovação para 84%, e que a recuperação da aprendizagem está em curso, com um aumento de 0,15 pontos na Nota Média Padronizada.
Os dados refletem o impacto positivo das escolas profissionalizantes no desempenho geral da rede estadual. Com 157, ou seja, um terço das escolas da rede sendo técnicas, a Paraíba apresenta um diferencial significativo em relação à média nacional. O regime de colaboração entre o estado e os municípios, bem como a implementação de programas como o Alfabetiza Mais Paraíba, têm sido cruciais para a melhoria dos indicadores educacionais, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa mais afetada pela pandemia.
“É notável que o estado da Paraíba tem investido fortemente na valorização dos profissionais da educação, com aumentos sucessivos de remuneração e a aprovação de um novo plano de cargos e carreiras. Programas de formação docente também têm sido implementados, focando nas habilidades e descritores onde os estudantes apresentam maior dificuldade. Esses esforços, aliados a programas de apoio como o Se Liga no Enem e o Desafio Nota 1000, que têm recebido reconhecimento nacional, são fundamentais para a continuidade da recuperação e para a melhoria dos resultados educacionais no estado. É um momento de conquista, mas também de saber que temos muito ainda o que caminhar”, afirma o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.
O secretário destaca ainda que a rede estadual da Paraíba está em fase de implementação do maior programa de apoio e incentivo às escolas para a melhoria dos indicadores educacionais. Com a nova edição do Avança Ideb Paraíba, que incluirá a continuidade das avaliações de desempenho realizadas da rede estadual duas vezes ao ano, o sistema estadual de avaliação e um programa robusto de formação docente, o estado busca consolidar uma trajetória de crescimento contínuo para os próximos anos. “O foco da Paraíba é garantir a permanência dos alunos na escola e a melhoria sistemática da aprendizagem, fatores essenciais para assegurar resultados ainda melhores no futuro”, finaliza Wilson.
Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador que combina as taxas de aprovação dos estudantes (fluxo escolar) com as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir de informações coletadas pelo Censo Escolar e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pontuação varia de 0 a 10, sendo que quanto melhor o desempenho dos alunos e maior o número de aprovados, mais elevado será o Ideb. O indicador foi criado em 2007, juntamente com o “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), que estabeleceu metas para cada estado brasileiro, o Distrito Federal e para as unidades escolares.