O investimento contempla, entre outras ações, a autorização de ordens de serviço para construção, reforma e manutenção em 17 escolas estaduais, localizadas nos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Pitimbu e Caaporã. Também envolve a formalização de convênios com as cidades de Bayeux, Caaporã, Cruz do Espírito Santo e Mari, para a aquisição de equipamentos de mobiliário escolar e climatização.
“A Educação da Paraíba vive um novo momento, sem dúvidas, onde a prioridade é fortalecer o ensino oferecido na Rede Estadual e, para isso, é necessário melhorar a qualidade estrutural das escolas. Alunos e professores passam mais tempo no ambiente escolar do que nas suas próprias casas, então estamos investindo em escolas de qualidade para a formação dos nossos jovens, pensando justamente em proporcionar um ambiente confortável, aconchegante, para o aprendizado”, destacou Wilson Filho, secretário de Estado da Educação.
Prioridade – A educação também liderou os votos do ODE para as prioridades do ciclo 2025. A área obteve mais de 4 mil votos. O governador João Azevêdo, durante a plenária, atualizou a população sobre as obras anunciadas para a educação e afirmou já esperar que a pasta iria estar entre as preferências do próximo ano. “Dava para perceber que a Educação iria liderar, pela quantidade de pedidos que acompanhamos no decorrer das plenárias deste ciclo. A área obteve 4.747 votos por parte da população, de modo geral. Na parte de construção, obteve mais 3.117 votos. Na plenária, tivemos o pedido direcionado para reforma em algumas escolas, a exemplo da Escola Estadual Antônio Gomes, que já assinamos uma ordem de serviço para as obras”, destacou João Azevêdo.
Investimentos constantes na Educação – Na última sexta-feira (12), o Governo do Estado realizou a entrega da Escola Municipal Quilombola de Pedra D’água Josefa Maria do Espírito Santo. A unidade fica localizada na zona rural do município de Ingá e já está atendendo as crianças da comunidade. Foram investidos mais de R$1,2 milhão para a construção de um equipamento completamente novo, com estrutura de alto padrão, incluindo laboratório de informática.
“A escola é fruto de um convênio realizado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, para viabilizar o ensino de qualidade para as crianças da região e, principalmente, assegurar a alfabetização na idade certa. Se não fosse esse gesto, esses estudantes precisariam se deslocar, realizar um longo trajeto, para ter acesso à educação. Faz parte do compromisso do Governo, da Secretaria de Educação, de promover equidade no acesso ao conhecimento”, reiterou o secretário Wilson Filho.