Paraíba firma acordo de cooperação com ONG The Exodus Road para fortalecer combate ao tráfico de pessoas

Paraíba firma acordo de cooperação com ONG The Exodus Road para fortalecer combate ao tráfico de pessoas

A Paraíba deu mais um importante passo na luta contra o tráfico de pessoas, nesta quarta-feira (15). O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), em parceria com a organização não governamental The Exodus Road, formalizou um acordo de cooperação que promete fortalecer ainda mais as iniciativas de combate a esse crime grave. O evento de assinatura do Termo de Acordo de Cooperação ocorreu no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), em João Pessoa, e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil.

Durante o evento, foi ressaltada a importância da colaboração entre organizações internacionais e locais na luta contra o tráfico humano. O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, enfatizou o compromisso do Estado em proteger seus cidadãos contra esse crime. Ele destacou que a parceria com a The Exodus Road é estratégica para fortalecer as capacidades das forças de segurança da Paraíba no enfrentamento do tráfico humano. “Este acordo com a The Exodus Road representa um compromisso sólido no enfrentamento ao tráfico de pessoas. Estamos unindo forças e expertise para proteger nossos cidadãos e tornar essa atividade criminosa cada vez mais arriscada para os traficantes”, afirmou.

A presença do secretário de Administração Penitenciária, João Alves; do delegado geral da Polícia Civil, André Rabelo; do coordenador do Centro Integrado de Inteligência e Defesa Social (Ciids), Glauber Fontes; da diretora geral da Acadepol, Maisa Félix; e da delegada geral adjunta da Polícia Civil, Cassandra Maria Duarte, demonstrou o comprometimento do Estado em unir esforços para enfrentar esse desafio.

A parceria com a The Exodus Road, uma organização dedicada ao combate ao tráfico humano, traz consigo expertise e tecnologias avançadas para tornar essa atividade criminosa mais arriscada para os traficantes e mais segura para as vítimas. Durante o evento, a representante da The Exodus Road, Cintia Meirelles, reconheceu a importância da Sesds nessa luta. Ela destacou a determinação das autoridades paraibanas em enfrentar o tráfico de pessoas, uma missão que impacta positivamente todo o país. E mencionou ainda que, globalmente, mais de 40 milhões de pessoas vivem como vítimas desse crime, com mulheres e crianças sendo as mais afetadas. No Brasil, o problema é particularmente grave, com mais vítimas de tráfico humano do que em todos os outros países do hemisfério ocidental juntos.

Com esse acordo de cooperação, a Sesds reafirma seu papel na proteção das vítimas, na promoção da justiça e na construção de uma sociedade mais segura e justa para todos os paraibanos.

The Exodus Road – A The Exodus Road, organização sem fins lucrativos fundada em 2012 e sediada nos Estados Unidos, é dedicada ao combate ao tráfico humano e à exploração sexual. A ONG atua globalmente em parceria com autoridades locais, organizações comunitárias e outras ONGs, concentrando-se em países onde a exploração sexual de meninas é mais severa, como Índia, Filipinas, Tailândia, Colômbia e Brasil.

Uma das principais iniciativas da ONG no Brasil é a TraffickWatch Academy, que visa capacitar agentes de segurança pública, profissionais do sistema de justiça e de setores como segurança, transporte aéreo e terrestre, educação e saúde no combate ao tráfico de pessoas. O programa oferece treinamento abrangente em técnicas de investigação, procedimentos legais, resgate de vítimas e uso de tecnologia forense digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp