O Governo da Paraíba e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) estão apresentando o novo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e oferecendo capacitação sobre o programa aos técnicos extensionistas da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e a empresas em inserção e análise de projetos de Crédito Fundiário. O treinamento, ministrado por consultores do MDA, começou na manhã desta quarta-feira (8) e vai até sexta-feira (10).
O PNCF possibilita o acesso à terra por meio de financiamento com condições subsidiadas a agricultores familiares que se enquadrem nos critérios de renda, patrimônio e outros previamente definidos nos normativos. O PNCF também possibilita o financiamento da assistência técnica e dos investimentos básicos para estruturação da propriedade.
Na abertura do evento, o diretor de Planejamento Agrícola e Regularização Fundiária da Empaer (Dipar), Francisco Elias Ramos, destacou que a meta do governo é de que tudo seja feito para que o crédito fundiário seja ampliado, beneficiando quem tem terra para produzir “mais e melhor”. “A intenção é estimular também os jovens a se interessarem pela atividade no campo”, comentou.
Também presente à abertura do evento, o secretário Executivo da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Bivar Duda, ressaltou o esforço do governo em ampliar o programa de regularização fundiária e o acesso ao crédito para famílias agricultoras.
O novo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) já foi apresentado na terça-feira (7), na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag-PB), em João Pessoa, para representantes de entidades sociais.
Durante os três dias de treinamento, os consultores do MDA, Fábio Nobre, Silvia Zanot e Remilson Nunes, devem orientar os participantes sobre todo o procedimento da elaboração dos projetos.