O Hospital Regional de Queimadas, integrante da rede hospitalar do Governo do Estado, recebeu, na última semana, a instalação de uma câmara fria, em funcionamento na farmácia da unidade. O equipamento visa otimizar o armazenamento de medicamentos por meio de sua refrigeração e faz parte do do programa de infraestrutura hospitalar e modernização dos serviços da saúde desenvolvido pelo Governo da Paraíba.
De acordo com a coordenadora da farmácia, Maria Cecília, as câmaras conservadoras conseguem deixar os produtos, como vacinas e remédios, em condições térmicas adequadas. “Com esse novo recurso, teremos um controle diário de temperatura mais fidedigno, gerando um ambiente capaz de garantir a conservação e qualidade de medicamentos que necessitem desse meio, diminuindo, assim, o risco de desperdício por acondicionamento inadequado ou fora do padrão preconizado pelas legislações vigentes”, esclareceu.
Ainda segundo a farmacêutica, a chegada do equipamento no hospital reduz o desperdício de medicamentos e facilita o controle do estoque. “O funcionamento da câmara fria aqui no Hospital Regional de Queimadas permite uma melhor visualização dos estoques constantes, facilitando o acesso, otimizando o tempo da dispensação e melhorando o serviço prestado ao nosso foco principal, que é o paciente”, enfatizou.
A utilização das câmaras conservadoras permite criar as condições ideais para a conservação, a fim de que a qualidade dos medicamentos seja mantida e que cheguem ao usuário com a eficácia necessária.