Atividades lúdicas, entrega de brinquedos e pinturas de rosto marcaram o mutirão de cirurgias do Programa Opera Paraíba Pediátrico, neste final de semana (21 e 22), no Hospital de clínicas de Campina Grande. Durante dois dias, foram realizados 47 procedimentos cirúrgicos de postectomia (fimose), e hérnias umbilical e inguinal. O Opera Paraíba Pediátrico é uma iniciativa do Governo do Estado para diminuir o tempo de espera por procedimentos eletivos em crianças abaixo dos 16 anos de idade
De acordo com o diretor geral do HC, o médico Thyago Morais, o Programa Opera Paraíba Pediátrico busca devolver a qualidade de vida e a saúde das crianças paraibanas. Pensando nisso, as atividades foram programadas para tornar a experiência das crianças o mais agradável possível, “Tudo foi trabalhado em conjunto com toda a equipe do Hospital de Clínicas, para que a criança pudesse passar por esses procedimentos cirúrgicos sem nenhum transtorno, sem nenhum trauma e ter uma experiência muito positiva aqui no hospital”, explica o diretor.
No sábado, as crianças puderam se distrair jogando bola, fizeram pintura de rosto e receberam a visita do grupo Turma da Alegria, que visitou a ala pediátrica com música, brincadeiras enquanto a equipe do HC distribuiu brinquedos e cadernos de colorir. No domingo, a diversão ficou por conta da animação do Palhaço Talquinho e sua turma, conquistando a atenção de crianças e adultos. Fantasiados com capas e máscaras, as crianças seguiram para o centro cirúrgico como verdadeiros super-heróis, e após a cirurgia receberam um lanche especial, preparado pela equipe de Nutrição do Hospital.
Letícia Barbosa de Lima, mãe de Felipe, de 9 anos, ficou animada com o acolhimento. Ela conta que seu filho começou a sentir os sintomas de ardência, levou ao médico e confirmou que seria preciso fazer a cirurgia. “O atendimento aqui no Hospital de Clínicas foi muito bom, as brincadeiras puderam tirar um pouco do nervosismo e da tensão que a gente passa antes de uma cirurgia. A minha expectativa é que meu filho possa ficar bem, para voltar às atividades dele, ele gosta muito de jogar bola”.
Para Patrícia Pereira Mendes, a cirurgia de Júlia, de 4 anos, foi prescrita logo após uma ultrassom detectar uma hérnia umbilical, já que a filha vinha sentindo dores na barriga. “Fizemos os exames e ela precisou da cirurgia. O atendimento aqui no Hospital de Clínicas é muito bom, a criança se sente acolhida, e a gente que é mãe fica mais tranquila com tanto cuidado e dedicação dos profissionais”, ressalta.
Para participar do programa é necessário que o usuário faça a solicitação por meio da Secretaria de Saúde de seu município. Em Campina Grande, o cadastro é feito na plataforma operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais e anexando comprovante de residência, exames e laudos médicos.