O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), iniciou nesta segunda-feira (6) a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave): a avaliação para mais de 100 mil estudantes em mais de 1.700 escolas estaduais dos 223 municípios paraibanos. O público-alvo das avaliações é composto por estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. O foco principal do diagnóstico é identificar os desafios enfrentados pelos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A intenção é aprofundar o entendimento do nível acadêmico dos alunos nesses componentes curriculares. O processo de avaliação segue ao longo da semana, concluindo na sexta-feira (20).
Instituído pela SEE no mês de agosto, o Siave é segmentado em três momentos distintos. Em agosto, ocorreu a avaliação formativa, com o propósito de identificar o estágio de aprendizado das habilidades dos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Durante o ano, os estudantes do 2º ano também passam por avaliações de fluência leitora, realizadas em três momentos diferentes. Agora, os estudantes estão realizando a avaliação somativa, que foca na consolidação do conhecimento.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Severina Cavalcante Souto, localizada no Centro de João Pessoa, está aplicando a avaliação para cerca de 100 estudantes. A coordenadora da aplicação do Siave na escola, a professora Valdira Nóbrega, explica que o momento é muito importante para a educação. “Vamos saber em que parte do processo nós estamos acertando com os nossos alunos e trabalhar conjuntamente a correção das falhas que possam existir. Estamos em um cenário pós-pandemia no qual todos ficaram preocupados com a possibilidade de existir um déficit, então isso vem para corrigirmos, para melhorarmos nossa educação”, diz a coordenadora.
Aluno do 5º ano da EEEF Irmã Severina Cavalcante Souto, Darcksom Arthur passou pela avaliação na tarde desta sexta-feira. O estudante conta que achou a prova “nem fácil, nem difícil”, mas que tem ciência de que isso vai ajudar no seu futuro. “Nosso professor explicou que vai ser importante para o futuro de todos nós, então estamos bem empolgados”, destaca.
A avaliação somativa, além de fornecer um panorama detalhado sobre o aprendizado dos alunos, fornece dados que auxiliam no planejamento de futuras ações educacionais. Essas informações são essenciais para o planejamento de formação e acompanhamento tanto da rede estadual quanto dos municípios. Elas também servem de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
De acordo com o coordenador do Sistema de Avaliação, Herbert Gomes, com base nos resultados dessa avaliação, será também distribuído o percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) destinado aos municípios, conforme a Lei n° 12.373/2022, que considera progresso da aprendizagem em cada cidade para determinar parte do valor que é repassado. Além disso, dentro do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, que visa a formação de professores, entrega de materiais didáticos e incentivo às melhores práticas educacionais para garantir a alfabetização na idade correta, as 100 escolas com os melhores desempenhos serão premiadas, enquanto as 100 com menores índices recebem também apoio financeiro e pedagógico. “O Siave não apenas monitora o progresso educacional dos estudantes, mas também alimenta políticas públicas, fornecendo informações cruciais para formação, monitoramento, aquisição de materiais e distribuição de recursos”, explica.
Siave – Instituído neste ano de 2023 pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, o sistema irá se transformar em um instrumento que apoia a construção contínua de um ensino de qualidade para todos os estudantes paraibanos, de forma a torná-los cidadãos plenos, assim como criar uma cultura de acompanhamento permanente dos dados educacionais, como subsídio para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.