Eclipse solar anular acontece na próxima semana; JP é a melhor capital para ver

Eclipse solar anular acontece na próxima semana; JP é a melhor capital para ver

No dia 14 de outubro, o Brasil poderá acompanhar o eclipse solar anular, fenômeno astrológico raro que só será visto em solo brasileiro novamente no ano de 2028. O eclipse poderá ser visto em 14 estados do país, mas a Paraíba se destaca como um dos melhores lugares para a observação do evento.

Por causa da posição privilegiada na observação do eclipse, João Pessoa foi escolhida para receber a “Semana do Eclipse Solar 2023”, encontro que vai reunir os quatro maiores divulgadores científicos do país. Os ingressos para a Semana do Eclipse Solar 2023 e a programação completa podem ser acessados por meio da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/semana-do-eclipse-solar-2023/2060035).

Os especialistas Sérgio Sacani, Paulo Cacella, Schwarza e Pirulla vão participar de palestras, workshops e conversas sobre astronomia e ciências. A programação inclui um encontro com convidados na quinta-feira (12), no auditório do Uniesp.

No dia 13, Sérgio Sacani, Schwarza, Pirulla e Paulo Cacella vão trazer uma jornada única de descobertas e aprendizado sobre o Sol. O evento acontece no Intermares Hall e deve reunir um público de mil pessoas. Já no dia 14, acontece a observação comentada do eclipse anular total, que será transmitida para todo o mundo pelo canal “Space Today”, com presença de Sérgio Sacani diretamente do campus do Uniesp.

O eclipse solar terá horários distintos dependendo da região. Em João Pessoa, o espetáculo astronômico começa às 15h30 e, às 16h45, a Lua estará toda na frente do Sol e seu ápice será às 16h46. A partir das 16h48 a Lua vai começar a sair da frente do Sol, sendo o fim da totalidade do eclipse. E o eclipse parcial só irá se encerrar às 17h52.

De acordo com Sérgio Sacani, doutor em Geociências, professor e criador do Space Today, um dos maiores canais de divulgação científica do Brasil, “João Pessoa está localizada dentro da chamada ‘faixa de totalidade’, onde o eclipse será mais visível e impressionante. Sua longa costa marítima desobstruída e clima favorável garantem ótima visibilidade, proporcionando uma experiência espetacular”, explica.

O eclipse solar anular ocorre quando há um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, com a Lua passando entre o Sol e o planeta. No entanto, ao contrário do eclipse solar total, a Lua não cobre totalmente o Sol, resultando em um “anel de fogo” visível ao redor da Lua.

Cuidados na observação do eclipse

A observação do eclipse requer precauções. A pessoa nunca deve olhar diretamente para o Sol sem filtros solares oculares adequados. Óculos escuros convencionais, vidros escuros, películas de filmes, chapas de radiografia ou outros métodos improvisados não garantem proteção nenhuma para os observadores.

De acordo com Sérgio Sacani, o mais indicado são os óculos de eclipse solar, que muitas escolas e instituições vão doar para crianças e adolescentes nas salas de aula, ou ainda comprar um filtro de soldador número 14 ou superior.

Mesmo com os filtros solares oculares adequados, não se pode usar binóculos, câmeras fotográficas ou telescópios na observação. Também é importante certificar se os filtros oculares estão em perfeitas condições, sem microfuros ou arranhões.

MaisPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp