A Prefeitura de João Pessoa disponibilizou neste domingo (1º) mais de mil servidores para auxiliar no pleito eleitoral, que ocorre em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A votação foi até às 17h, em 35 locais estratégicos na cidade.
Sílvio Britto, presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, destaca a ampliação na estrutura da eleição. “Fazendo um comparativo com 2019, quando foi o último processo eleitoral, ampliamos de 21 para 35 locais de votação, assim como também o quantitativo de urnas, que foi de 133 para 259. Quase dobramos o número para dar um conforto e tranquilidade e até uma segurança maior para os eleitores que forem depositar seus votos na urna e eleger os seus representantes dos direitos da criança e do adolescente”, frisou.
“Até o momento, tivemos pequenos problemas com algumas urnas, mas que foram trocadas imediatamente para que o processo transcorra tudo tranquilo até o final”, ressaltou o presidente da Comissão Eleitoral.
Para a promotora de Justiça Fábia Cristina Dantas Pereira, da Coordenação do Centro de Apoio aos Promotores de Justiça da Infância e da Juventude e Educação na Paraíba, o início do processo eleitoral foi tranquilo e ela explica que a função do Ministério Público é fiscalizar todo o processo, desde o início até a apuração, vendo se há alguma irregularidade e trabalhando para que o processo transcorra de forma tranquila e com a lisura necessária.
“Até agora está tudo muito tranquilo. Temos sete Conselhos Tutelares e estamos divididos em cinco equipes para andar por todos os colégios e também fazer parte da apuração e quero destacar a importância de participar, de votar para escolher um candidato que tenha o perfil para zelar pelos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, observou a promotora de Justiça.
O papel dos conselheiros tutelares é representar a sociedade na defesa dos direitos da criança e do adolescente, atuando em parceria com diversas entidades e órgãos públicos e, para votar, os eleitores precisam apenas apresentar um documento com foto e escolher um candidato da sua região.
MaisPB