Com a proposta de reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam pela cirurgia de catarata para voltar a enxergar normalmente, o Programa Opera Paraíba, implantado pelo Governo da Paraíba, realizou, no Hospital Regional de Queimadas, nesta segunda (4), terça (5) e quarta-feira (6) mais um mutirão de cirurgias da especialidade.
O segundo mutirão do ano na unidade beneficiou 135 usuários dos 14 municípios integrantes da 15ª Região de Saúde. Um dos pacientes contemplados foi Isac Oliveira, de Barra de São Miguel. Ele é eletricista e estava com dificuldade em trabalhar por conta da visão comprometida devido à catarata. “Eu estava com muita dificuldade de ler projetos, principalmente com o olho direito, e graças a Deus vou fazer essa cirurgia, pra poder voltar a trabalhar como antes”, conta.
A dona de casa Eliane Alves, de 66 anos, da cidade de Boqueirão, também fez cirurgia. Ela conta que a maior vontade que tem é poder fazer os serviços de casa sem depender de outras pessoas. “Eu estou muito feliz e esperançosa de poder voltar a enxergar bem e conseguir fazer as coisas em casa sozinha, sem depender de ninguém”, diz.
Segundo a diretora-geral do hospital, Ana Rita Ribeiro, além das cirurgias oftalmológicas, este ano a unidade já soma mais de mil procedimentos. “De janeiro até agora, já realizamos mais de mil cirurgias eletivas através do Opera Paraíba. Essa semana, em apenas três dias, estamos tendo a oportunidade de beneficiar mais de 130 pessoas, a maioria idosos, que terão de volta a possibilidade de uma melhor qualidade de vida através da recuperação da visão”, destaca.
O Hospital Regional de Queimadas é referência para 14 municípios da região, compreendendo atendimentos eletivos, ambulatoriais, de urgência, emergência e maternidade.