Educação da Paraíba aplica sistema de avaliação com 45 mil estudantes para monitorar processo de aprendizagem

Educação da Paraíba aplica sistema de avaliação com 45 mil estudantes para monitorar processo de aprendizagem

Até esta sexta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) está em plena execução de um projeto avaliativo que envolve 45 mil estudantes de 616 escolas da Rede Estadual. Os estudantes distribuídos entre os 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas 3ª séries do Ensino Médio estão sendo avaliados. O esforço integra o recém-instituído Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave) e a aplicação iniciou nesta terça-feira (15). s escolas estão distribuindo as provas entre os horários da manhã e tarde, a depender do ano ou série.

Elizabete Araújo, secretária executiva de Gestão Pedagógica da SEE-PB, esclareceu que a iniciativa não é apenas um teste, mas uma ferramenta estratégica. “A Avaliação Diagnóstica Formativa, em andamento entre 15 e 18 de agosto, nos permitirá entender a atual situação do processo de aprendizagem de nossos estudantes e organizar as escolas com base nesse diagnóstico”, disse. Ela também ressaltou a importância da avaliação como preparativo para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece em outubro e novembro.

O foco principal do diagnóstico é identificar os desafios enfrentados pelos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A intenção é aprofundar o entendimento do nível acadêmico dos alunos nesses componentes curriculares. Ainda para Elizabete, o Siave não é meramente um instrumento avaliativo, uma vez que seu objetivo maior é impulsionar uma educação de excelência para todos os estudantes paraibanos, formando cidadãos conscientes e proativos. A avaliação busca também estabelecer um monitoramento contínuo dos dados educacionais, fundamentando a evolução do processo de aprendizagem.

O CEEEA Sesquicentenário, em João Pessoa, é uma das escolas que está aplicando a prova e o coordenador Rafael Marques destacou o comprometimento dos alunos. “Eles estão cientes da relevância desta avaliação e confiantes nos resultados. Os docentes se mobilizaram para orientar os estudantes sobre a importância deste momento”, explicou. Já o estudante do 3º ano João Maia, que realizou a prova de Língua Portuguesa na terça-feira, compartilhou como foi a experiência aluno-avaliação. “A prova foi adequada ao nosso currículo. Embora tenha sido fácil para mim, reconheço seu valor para identificar áreas de melhoria no nosso aprendizado”, afirmou.

Siave – Instituído pela SEE neste mês de agosto, o sistema irá se transformar em um instrumento que apoia a construção contínua de um ensino de qualidade para todos os estudantes paraibanos, de forma a torná-los cidadãos plenos, assim como criar uma cultura de acompanhamento permanente dos dados educacionais, como subsídio para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp