Há 30 anos falecia Antonio Paulino, maior líder político do Brejo

Há 30 anos falecia Antonio Paulino, maior líder político do Brejo

Neste dia 10 de agosto de 2023 faz 30 anos do falecimento de Antonio Paulino Filho, considerado o maior líder político de sua época e o “pai dos pobres”. O pai do ex-governador Roberto Paulino faleceu em 10 de agosto de 1993, deixando enorme lacuna no meio político e órfã a população carente de Guarabira e região, a quem ele fazia questão de prestar assistência diariamente.

Nascido em Cuitegi, Antonio Paulino Filho foi prefeito daquele município por duas vezes e, anos depois, também conseguiu eleger a filha, Telma Paulino para a chefia do Executivo Municipal. Quando esteve vereador na cidade de Guarabira, era o único parlamentar da Casa que apoiava o prefeito Osmar de Aquino. Naquele tempo, mesmo apoiando o gestor de forma isolada, conseguiu eleger-se presidente da Câmara Municipal.

A grande obra de Antonio Paulino, dentre tantas outras de pedra e cal e de cunho social, segundo o historiador e escritor Martinho Alves de Andrade, diz respeito a forma com que o líder político tratava os mais humildes. Naquele tempo, por exemplo, ele era aposentado e ganhava (a preço de hoje) em torno de R$ 7 Mil Reais e reservava esse dinheiro para distribuir com os pobres.

Todos os dias, por exemplo, a casa de Antonio Paulino, localizada em frente ao Escritório da Cagepa em Guarabira, tinha uma fila de gente. O líder político, e avô do deputado Raniery Paulino, doava ordens de alimentos, remédios e material de construção aos mais humildes. Diariamente cerca de duzentas e trezentas pessoas eram atendidas por “Sr. Antonio Paulino”. Tudo com dinheiro do próprio bolso.

O prestígio de Antonio Paulino era tão indiscutível que, quando de seu sepultamento, a ataúde foi levado em cima do carro do Corpo de Bombeiros de Guarabira, inclusive num cortejo acompanhado por incalculável multidão. Até hoje nenhum enterro na cidade superou o número de gente alcançado no de Antonio Paulino.

Além de político, “Senhor Antonio Paulino” era um dos maiores comerciantes do Brejo paraibano, chegando a exportar sisal (agave) até com o exterior.

Fonte: Fato a fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp