A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde e da Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano, abre, nesta terça-feira (1º), a campanha Agosto Dourado. Neste ano, a ação de incentivo à doação do leite materno destaca a importância da amamentação no ambiente de trabalho. A programação é realizada em parceria com hospitais, serviços de saúde e sociedade civil organizada. A cor dourada está associada ao padrão ‘Ouro’ de qualidade do leite materno e representa a riqueza desse alimento para os bebês.
A abertura do Agosto Dourado ocorre, às 9h, na Maternidade Frei Damião, na Capital. A programação ainda prevê a inauguração da Sala de Apoio às Mulheres Trabalhadoras que Amamentam, bem como a criação de mais duas salas de coleta para apoio à amamentação às mães, estudantes e mulheres trabalhadoras do Hospital Metropolitano e da Faculdade Uniesp, todas certificadas pelo Ministério da Saúde.
No decorrer de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como a realização de palestras e eventos; divulgação nas diversas mídias; reuniões com a comunidade, além da iluminação e decoração de espaços com a cor dourada.
O leite materno é um alimento completo que proporciona todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e deve ser oferecido de forma exclusiva para a criança até os seis meses de vida, sendo desnecessária a oferta de qualquer outro tipo de alimento ou bebida. Além de proporcionar saúde para a criança, por proteger e preparar o organismo do bebê, a amamentação é fundamental e traz benefícios para a mulher, como a redução do risco de desenvolver câncer de mama, ovário e endométrio.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto, e a campanha Agosto Dourado têm como foco a amamentação e o trabalho, e aborda as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade, a licença remunerada e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para facilitar a amamentação.
De acordo com diretora-geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, a prática do aleitamento materno é imprescindível à saúde da criança, mas uma das barreiras para a amamentação eficiente é o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, um dos motivos principais para o desmame precoce. “A campanha deste ano foca no estímulo a oferecer condições às mulheres que não se sentem encorajadas a manterem a amamentação no ambiente de trabalho, através de orientações e implantações de salas de apoio para a amamentação, extração e conservação do leite com segurança no local de trabalho”, ressaltou.
O mês do aleitamento materno, instituído pela Lei nº 13.435/2.017, ressalta a importância da doação de leite materno para os bancos de leites, pois doar leite ajuda a salvar vidas de bebês que não puderam ser amamentados. O leite doado é capaz de proteger a criança de várias doenças, além de ajudar a nutrir bebês, cada litro de leite doado é capaz de atender até 10 bebês recém-nascidos.
A doação de leite humano pode ser realizada em qualquer fase da amamentação, basta que a mulher esteja saudável e tenha excesso de leite. Para doar, não é necessário sair de casa. O contato pode ser realizado pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do Instagram @bancodeleite.anitacabral. Uma equipe é enviada ao domicílio da mãe, orienta como deve ser feita a ordenha, entrega todos os materiais necessários e retorna semanalmente para recolher o leite acumulado.
PROGRAMAÇÃO
DATA
ATIVIDADES
01/08 TER
Abertura Agosto Dourado – Inauguração da Sala de Apoio as Mulheres Trabalhadoras que Amamentam
Local: Maternidade Frei Damião Horário: 9h
02/08 QUA
Qualificação Rede de Bancos de Leite Humano
Tema: Segurança Nutricional no Uso do Leite humano Ordenhado em Unidades Neonatais
Local: Auditório da Maternidade Frei Damião Público-alvo: BLH – MFD
Horário: 8h as 12h
04/08 SEX
Qualificação do Comitê Estadual de Aleitamento Materno
Tema: NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras)
Local: Auditório do Hemocentro Horário: 8h as 12h
Público-alvo: representantes do Comitê Estadual de Aleitamento Materno
07/08 SEG
Seminário
Tema: A importância do Aleitamento Materno
Local: Auditório do Hospital do Servidor Edson Ramalho
Público-alvo: Profissionais do Hospital do Servidor Edson Ramalho Horário: 10h as 12h
08/08 TER
Qualificação Rede de Bancos de Leite Humano
Tema: Segurança Nutricional no Uso do Leite humano Ordenhado em Unidades Neonatais
Local: Auditório da Maternidade Frei Damião Público-alvo: BLH – MFD
Horário: 14h as 17h
10/08 QUI
Qualificação Rede de Bancos de Leite Humano
Tema: Segurança Nutricional no Uso do Leite humano Ordenhado em Unidades Neonatais
Local: Auditório do Instituto Cândida Vargas – ICV
Público-alvo: BLH – ICV
Horário: 8h as 12h
15/08 TER
Qualificação da equipe profissional para implantação e implementação do Posto de Coleta de Leite Humano – Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires
Tema:Práticas Profissionais para Posto de Coleta de Leite Humano Local: Auditório do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires Horário: 8h as 16h
Público-alvo: profissionais do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires
17/08 QUI
Reunião Alinhamento Hospitais e Avaliadores Internos – IHAC Local: Auditório da Escola de Saúde Pública – ESP
Horário: 8h as 13h
18/08 SEX
1º Simpósio de Aleitamento Materno da Sociedade Paraibana de Pediatria – Oficina NBCAL
Local: Auditório Eva Unipê Horário: 8h as 16h Público-alvo: pediatras
19/08 SAB
1º Simpósio de Aleitamento Materno da Sociedade Paraibana de Pediatria
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Funesc Horário: 8h as 14h
Público-alvo: profissionais de saúde
19/08 SAB
MAMAÇO
Local: Praça principal do Espaço Cultural – Funesc Horário: a partir das 15h
24/08 QUI
Curso Manejo Clinico da Lactação
Local: Auditório do Hospital do Servidor Edson Ramalho Horário: 09h as 17h
Público-alvo: Profissionais do Hospital do Servidor Edson Ramalho
25/08 SEX
Curso Manejo Clinico da Lactação
Local: Auditório do Hospital do Servidor Edson Ramalho Horário: 09h as 17h
Público-alvo: Profissionais do Hospital do Servidor Edson Ramalho
30/08 QUA
Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição: Fortalecendo as Ações na Primeira Infância
Local: Auditorio 1 – Funesc Horário: 8h as 17h
Público-alvo: profissionais da Atenção Primária em Saúde e Rede de Bancos de Leite Humano