Acervo da hemeroteca da Fundação Casa de José Américo está disponível para pesquisadores

Acervo da hemeroteca da Fundação Casa de José Américo está disponível para pesquisadores

Um dos atrativos da Fundação Casa de José Américo tem conteúdo secular, com itens raros. Trata-se da hemeroteca, que significa coleção de periódicos. Aberto ao público visitante e principalmente a pesquisadores, o setor é um espaço privilegiado de pesquisa, que guarda a memória da imprensa paraibana e nacional, com edições de obras raras como: Diário Oficial do Império do Brasil (1868), partes de O Libertador (1896), dentre outros.

 

A hemeroteca conta com coleções de diversos jornais de circulação no estado e alguns do país. Lá estão coleções, embora com algumas lacunas, dos jornais O Norte, Correio da Paraíba, A União, Jornal da Paraíba, Diário da Borborema, O Momento e avulsos de outros estados.

 

A estimativa do acervo é de cerca de cinco mil documentos, incluindo a doação da coleção do escritor, jornalista e colecionador Eduardo Martins. Coordenado pela Gerência do Arquivo, a Hemeroteca favorece a dinamização da pesquisa e o acesso à consulta de seu acervo. Recebe pesquisadores locais, de cidades circunvizinhas e de outros estados, inclusive do Sul e Sudeste, aproveitando períodos de férias para pesquisar.

 

A hemeroteca funciona, para pesquisa, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp