Governador em exercício destaca resultados positivos da agricultura familiar na Paraíba durante reunião do Consórcio Nordeste em Brasília

Governador em exercício destaca resultados positivos da agricultura familiar na Paraíba durante reunião do Consórcio Nordeste em Brasília

O governador em exercício, Lucas Ribeiro, participou nesta terça-feira (18), em Brasília, de uma reunião entre o Consórcio Nordeste e o Fundo Internacional da Agricultura (Fida). O encontro reuniu governadores, secretários e agentes públicos de todos os estados nordestinos para discutir investimentos e financiamentos para políticas públicas direcionadas à agricultura familiar e combate à fome na região.

Na ocasião, Lucas Ribeiro ressaltou os resultados positivos alcançados por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável e de Combate à Pobreza Rural (Procase), uma importante parceria entre o governo da Paraíba e o Fida. O governador destacou que a agricultura familiar no estado tem passado por uma verdadeira transformação graças à iniciativa.

“É gratificante testemunhar os impactos positivos desse projeto na vida das pessoas. Por meio da implementação de novas técnicas, aperfeiçoamento dos sistemas produtivos, capacitação e adoção de novas tecnologias, estamos presenciando um cenário de desenvolvimento e crescimento nas comunidades rurais. Ver as famílias alcançando uma maior estabilidade financeira, segurança alimentar e qualidade de vida é verdadeiramente inspirador”, ressaltou o governador em exercício.

Na última segunda-feira (17), o presidente do Fida e sua comitiva visitaram alguns dos arranjos produtivos apoiados pelo Procase na cidade de Cabaceiras, incluindo a Cooperativa de Criação de Caprinos e Ovinos (Capribov), o assentamento agrário e escola rural na Serra do Monte, e a campanha de documentação de mulheres rurais.

Segurança alimentar – Durante o encontro, também foi anunciado o lançamento do edital do projeto ‘Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste’. A iniciativa, realizada pelo Fida em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), capacitará 250 mil famílias em quatro estados nordestinos, promovendo a adoção de sistemas de produção agropecuária resilientes, a conservação dos recursos hídricos e a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.

“Esse projeto propõe uma mudança de paradigma, transformando os sistemas produtivos dos agricultores e capacitando-os para aumentar a produção, ao mesmo tempo em que enfrentam os desafios das mudanças climáticas. Esses sistemas irão melhorar a renda e a segurança alimentar das famílias apoiadas, além de incentivar a permanência das gerações nas áreas rurais”, afirmou Álvaro Lario, presidente do Fida.

Também estiveram presentes na reunião o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário); o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; os governadores Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), que presidiu o Consórcio Nordeste; Raquel Lyra (Pernambuco); Paulo Dantas (Alagoas); Fábio Mitidieri (Sergipe); Carlos Brandão (Maranhão); Elmano de Freitas (Ceará); o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; além de técnicos e diretores do Fida e outros órgãos nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp