“É um sentimento único”. “Estou muito orgulhoso de mim”. As palavras são, respectivamente, dos alunos Emanuel Pereira e Jhardson Dominyck, estudantes da ECI Nossa Senhora da Conceição, localizada em Belém do Brejo do Cruz. Os alunos receberam recentemente duas medalhas referentes a 15ª edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática 2023, maior competição de matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em mais de 80 países.
Além de Emanuel, que foi Medalha de Ouro (2ª série), e Jhardson, que recebeu a Medalha de Bronze (3ª série), a escola também foi contemplada com um troféu de participação no concurso. A ECI realizou a aplicação da prova do Canguru de Matemática Brasil 2023 no dia 16 de março e o resultado oficial do concurso foi divulgado no dia 05 de junho. Já as medalhas e o troféu foram entregues no último dia 10 de julho, durante uma solenidade no acolhimento diário. Os responsáveis por inscrever a escola na competição foram os professores de Matemática Ailson Paiva e Mônica Kelly.
Emanuel conta que descobriu o concurso pesquisando na internet e o apoio da escola foi essencial. “Eu cheguei para o meu professor de matemática e falei para ele sobre. Ele ficou bem interessado e, junto com a professora e a coordenação da escola, logo inscreveram a gente e eu tive a honra de ser contemplado com a medalha de ouro. É um sentimento único ser premiado em uma olimpíada porque é uma competição que faz você pensar fora da caixa, exige muito esforço e muita dedicação, por isso é essencial ter o apoio da escola”, conta o estudante.
O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF). Realizado no Brasil desde 2009, o concurso tem como objetivo ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, entre outras metas.
A participação em olimpíadas e concursos é uma prática adotada pela ECI Nossa Senhora da Conceição visando a melhoria no rendimento escolar dos protagonistas. Apenas em 2023 a instituição já participou da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com estudante medalhista e bolsista (Emanuel Pereira – 2ª série); a escola também participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), da Olimpíada Nacional de História do Brasil e da Olimpíada de Literatura. O professor Ailson Paiva também inscreveu a escola na Olimpíada Mandacaru de Matemática 2023, que terá a aplicação das provas nos dias 10 e 11 de agosto.
“Foi uma excelente experiência para a escola receber neste concurso duas medalhas, a de ouro com o protagonista Emanuel, da 2ª série, e medalha de bronze com o protagonista Jhardson, da 3ª série. A escola incentiva diariamente a autonomia dos estudantes e é uma alegria poder vê-los comemorando suas conquistas”, disse a gestora Flávia Nogueira.
O estudante Jhardson Dominyck conta que não esperava a premiação, e que a medalha de bronze é apenas o início de uma jornada de vitórias.