O agricultor Fleumarques Ferreira de Freitas, morador do Sitio Gado Bravo, da cidade de Pombal, foi um dos 142 pacientes beneficiados com a cirurgia de catarata realizada no Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, graças ao Opera Paraíba, programa criado pelo Governo do Estado com o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas. Ele fez o procedimento no primeiro dia do mutirão, que aconteceu nos dias 12, 13 e 14. Com 80% de comprometimento da visão por causa da catarata, o Sr. Fleumarques agradeceu a oportunidade de voltar a enxergar.
“Esse Programa é muito bom, porque a grande maioria das pessoas, inclusive nós agricultores, não tem dinheiro para fazer nada particular, se não for o SUS e essas campanhas do Governo a gente não podia fazer. Só sabe o que é perca de visão quem passa. Mas, graças a Deus e a esse Programa, vou recuperar a minha visão”, disse ele.
O agricultor aposentado Otávio da Silva encontrou no Opera Paraíba o caminho para melhorar sua qualidade de vida. Quase cego por causa da catarata em estágio avançado, ele realizou o procedimento no olho direito que estava com 80% da visão comprometida, no segundo dia do mutirão de Coremas. “Hoje chegou a vez de eu fazer a operação e estou muito grato, primeiro a Deus e Nossa Senhora que permitiram que eu estivesse aqui e, depois, ao Programa Opera Paraíba que vai realizar minha cirurgia e devolver a minha visão e a condição de eu continuar vivendo mais feliz”, disse ele, que já tinha sido agendado anteriormente, mas não pôde fazer o procedimento por causa de uma viagem.
O mutirão realizado essa semana foi o terceiro do Hospital de Coremas deste ano, com 142 procedimentos neste último ciclo de cirurgias. No primeiro dia do mutirão (12), foram realizadas 43 cirurgias em pacientes das cidades de São Bentinho, Lagoa, Paulista e Pombal. Na quinta-feira (13), outros 57 pacientes das cidades de São Domingos, Lagoa, São Bentinho, Pombal e Paulista foram beneficiados. E, nesta sexta-feira (14), último dia de cirurgias, foram realizados 42 procedimentos, em pessoas de Lagoa, São Domingos, São Bentinho, Pombal e Paulista.
A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, destaca a importância do Programa e da participação do Hospital de Coremas neste contexto. “Desde 2021 o nosso hospital integra o Programa Opera Paraíba e, de lá para cá, já realizamos 1842 cirurgias de catarata. E isso nos dá uma imensa satisfação e alegria porque acompanhamos os resultados não apenas na recuperação da visão, mas na melhoria da qualidade de vida que isso proporciona. Costumo dizer que o Opera Paraíba não apenas melhora a saúde dos pacientes, mas, sobretudo, a vida deles”, afirma a diretora.
Sobre o Opera Paraíba – O Programa oferta cirurgias gerais, ginecológicas, procedimentos urológicos, oftalmológicos, ortopédicos, vasculares e de cabeça e pescoço, entre outros. Para ser atendido pelo Opera Paraíba, o paciente precisa preencher um cadastro nas USFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo. Outra opção de marcação é por meio da internet, onde o interessado acessa a página do Opera Paraíba, www.operaparaiba.pb.gov.br, preenche o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que confirme a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é classificado pela Central de Regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante mais próximo com a marcação da data e horário de comparecimento para o procedimento.