O cultivo de hortaliças orgânicas, produzidas com o sistema de irrigação por microaspersão, tem possibilitado ao produtor Bruno da Silva, no Sítio Santa Rosa, no município de Brejo do Cruz, aumentar a renda familiar.
Ele recebe assistência técnica continuada, produz alface, coentro, cenoura, cebolinha e pimenta que comercializa em supermercado da cidade. O projeto é executado em uma área de 400 metros quadrados.
A ação tem apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), executada pela gerência local em Brejo do Cruz, com acompanhamento da gerência regional em Catolé do Rocha.
Satisfeito com o desempenho de suas hortaliças, o agricultor familiar pretende duplicar a área e expandir a produção de hortaliças, acrescida de couve folha, pimentão e tomate, de modo a atender à demanda dos consumidores que têm procurado cada vez mais seus produtos.
Com orientações do extensionista da Empaer, Moisés Paiva, o projeto é executado em parceria com a Secretaria da Agricultura do município, conta com a participação do secretário Odilon Maia e os assessores da prefeitura Andygley Mota e Viviane Fernandes.
Orientado pelos técnicos, o agricultor usa adubação orgânica, a partir do esterco bovino, de caprinos, de ovinos e de galinhas, e no combate às pragas, utiliza defensivos naturais.
Ele trabalha como irrigação localizada, que é feita em uma média de 15 minutos de aguação para cada canteiro. A irrigação pelo sistema microaspiração é feita com água do açude da propriedade.
“Ele já tem condições de expandir sua plantação”, acredita Moisés Paiva. Em face disso, está sendo cadastrado para integrar a Feira do Agricultor Familiar que em breve será inaugurada.