O Hemocentro da Paraíba obteve, pelo terceiro ano consecutivo, a Certificação Internacional ISO 9001:2015, sendo a primeira instituição pública do Estado a obter pelo segundo ano consecutivo a manutenção da qualificação do Sistema de Gestão da Qualidade. O reconhecimento foi alcançado, após uma rigorosa auditoria da QMS Brasil.
A certificação ISO 9001 valida a conformidade de todos os processos nas áreas da gestão da qualidade. A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, parabenizou toda a equipe que trabalhou para que a certificação fosse alcançada. “Essa conquista é muito importante para todos nós. Ela mostra que todo nosso processo é muito seguro e temos uma equipe comprometida que trabalha com dedicação, alcançando nosso maior objetivo: garantir o atendimento nos hospitais e UPAs com um sangue seguro” pontuou. “Assim, asseguramos que a Paraíba tem um serviço público com excelência” salientou.
A diretora agradeceu o apoio do governador João Azevêdo, do secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, da secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, e do secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Arimatheus Reis, no olhar atento às reivindicações do Hemocentro da Paraíba.
A diretora técnica do Hemocentro da Paraíba, Valéria Limeira Lucena, também ressaltou que “a certificação garante uma maior segurança e qualidade nos serviços e hemocomponentes ofertados para a população do Estado da Paraíba”.
A auditoria externa que manteve a certificação ISO 9001:2008 do Hemocentro se estendeu por dois dias; começando na quinta-feira (15), com a verificação da documentação da instituição, bem como do planejamento estratégico, controle da qualidade, política e objetivos do Hemocentro.
Na sexta-feira (16), o auditor da QMS Brasil, Airton Mondadori, responsável pela avaliação, realizou uma visita aos diversos setores do Ciclo do Sangue (captação de doadores, cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta, produção e distribuição), verificando se as práticas cotidianas estavam de acordo com os procedimentos operacionais descritos em documentos, conforme a legislação vigente.
Também foi observado o envolvimento das equipes na excelência do atendimento e dos serviços ofertados. Mondadori destacou que, diante da experiência vivenciada no Hemocentro, recomendava a manutenção da Certificação ISO 9001:2015. O auditor elogiou a todos que fazem o Hemocentro da Paraíba, desde a alta gestão, diretorias, chefias e colaboradores pelo empenho, dedicação e melhoria contínua do sistema de qualidade.
Para a coordenadora da Qualidade, Silmara Pinheiro, a certificação mostra o compromisso do Hemocentro da Paraíba com seu processo de qualidade. “A manutenção da ISO confirma a maturidade dos nossos processos certificados e o engajamento das equipes no processo de melhoria contínua”, afirmou Silmara.
PONTOS POSITIVOS – “De forma geral, todos os processos avaliados estão muito bem implementados”, destacou o auditor da QMS, Airont Mondadori. “Isso dá muita confiança no processo”, ressaltou.
O primeiro ponto positivo, segundo o auditor, foi a implementação e aplicação dos requisitos normativos e diretrizes do Ministério da Saúde e da Anvisa no Ciclo do Sangue. Já o segundo ponto positivo foi a organização do sistema de gestão, com a excelente participação da Alta Direção, a organização dos processos muito bem definidos, com a documentação e codificação muito bem elaborados.
O terceiro ponto, segundo Mondadori, diz respeito à conscientização das equipes de trabalho com relação à política da qualidade e as tarefas do cotidiano muito bem executadas. O controle dos processos do Ciclo do Sangue, desde a entrada do doador a distribuição de hemocompomentes, também foi destacado, assim como o controle da manutenção corretiva e da preventiva dos equipamentos da instituição.
A coordenadora do Sangue, Michelle Carvalho, evidenciou a importância da certificação. “Ela contribui para a melhoria contínua, a credibilidade e a eficiência operacional; estabelece um padrão de qualidade reconhecido no mundo todo e promove uma excelência em toda organização da instituição”, disse.
Já o auxiliar de apoio José Pinto mostrou satisfação com a conquista. “Essa certificação é fruto do bom atendimento que oferecemos no Hemocentro. É com alegria que recebemos este reconhecimento” afirmou.
CERTIFICAÇÃO – A primeira certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 do Hemocentro da Paraíba foi conquistado em 2021, após uma auditoria externa realizada pela QMS. No ano seguinte, após uma nova avaliação do Sistema da Gestão da Qualidade, a instituição obteve a manutenção da ISO. Este ano, o ciclo se encerra com mais uma avaliação positiva.