Da última quinta-feira (1º), dia da abertura dos festejos juninos em Campina Grande, até esse domingo (4), o Posto Médico do Governo do Estado, instalado no Parque do Povo, contabilizou 195 atendimentos e 19 transferências para o Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes.
O maior número de atendimentos realizados é referente a usuários que fizeram o uso excessivo de bebidas alcoólicas, apresentando queda da taxa de glicemia. Também chegou ao Posto usuários que precisaram de curativos de médio porte. Durante os quatro dias ainda foi feita a distribuição de preservativos masculinos e femininos.
Além dos serviços de baixa e média complexidade, o local também registrou um atendimento cardiológico de alta complexidade na noite do sábado (3), por meio do programa Coração Paraibano, quando um homem de 52 anos, foi atendido com suspeita de infarto do miocárdio e precisou ser transferido para a realização de um cateterismo na hemodinâmica do Hospital de Trauma. Apesar de ter sido descartado o infarto, o atendimento rápido foi essencial para o pronto diagnóstico.
“Temos uma estrutura completa para atender todos que precisarem dos nossos serviços, contando com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipamentos de qualidade e ambulância para casos em que precisem serem feitas remoções. E estaremos aqui durante toda a festa garantindo o acesso aos serviços de saúde a quem nos procurar,” destaca a chefe de Enfermagem do Hospital de Clínicas, Juliana Alves.
Durante os 32 dias de festa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) mantém um Posto de Atendimento Avançado em Saúde para fazer atendimentos de baixa e média complexidade e socorrer pacientes com alterações cardíacas. O serviço conta com uma ambulância e uma aeronave UTI à disposição para casos de necessidade de transferências.