O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) concluiu, nessa quarta-feira (31), as ações do Movimento Maio Amarelo. Uma solenidade, no auditório do Sesc, em Campina Grande, marcou o fim da programação que alertou sobre a prevenção de acidentes de trânsito para os estudantes. O superintendente do órgão, Isaías Gualberto, e a diretora de Operações, Roberta Neiva, participaram da palestra de encerramento, proferida pelo agente da Lei Seca, Wilham Alves.
A solenidade foi aberta pelo chefe da Ciretran de Campina Grande, Renato Maracajá, que agradeceu o apoio da direção do Detran-PB, por meio da Coordenação de Educação de Trânsito, para as ações realizadas durante o mês, com entrega de equipamentos e operações da Lei Seca. Ele destacou a importância do respeito às leis de trânsito para os estudantes presentes. “Precisamos criar uma nova mentalidade, para que tenham a oportunidade de fazer a diferença no trânsito”.
O superintendente Isaías Gualberto ressaltou as estatísticas negativas em relação aos acidentes no trânsito. “Mais de 90% dos sinistros acontecem por imprudência e imperícia humana. Desse número, 80% são ocupantes de motocicletas. Não temos perspectivas de diminuir esse trágico número, a não ser pela educação e com a participação de todos os municípios. O Brasil está entre os quatro países onde morrem mais pessoas no trânsito”, enfatizou.
A programação de encerramento do Maio Amarelo na Paraíba contou com ação junto aos estudantes da EEEF Alceu Amoroso Lima e dos colégios Autêntico e Locomotiva Baby, com atividades na Escolinha de Trânsito do Detran-PB, montada no hall de entrada do Sesc Açude Velho, além de dinâmicas com o uso de bafômetros e de óculos que simulam a embriaguez ao volante.