A Maternidade Frei Damião realizou, nesse sábado (27), um mutirão de atendimentos para agilizar a marcação de cirurgias ginecológicas de pacientes de todo estado. O atendimento ocorreu no ambulatório da avenida Cruz das Armas, na Capital, e contou com o suporte de profissionais médicos, equipe administrativa e de apoio.
De acordo com o coordenador clínico da maternidade, o obstetra Eguimar Fernandes, foram atendidas 43 pacientes, das quais 11 foram encaminhadas para cirurgia. “Mobilizamos a equipe para atender mulheres que esperavam em filas com patologias que limitam essas pacientes do convívio social como incontinência urinária, miomatose uterina ou prolapso genital”.
Ele conta que a unidade oferece cerca de 100 cirurgias eletivas por mês. “A partir de junho, passaremos a contar também com o serviço de histeroscopia e pretendemos ampliar o número total de procedimentos, contemplando mais mulheres, como as pacientes atendidas no mutirão”.
Além do atendimento especializado, a Maternidade Frei Damião oferece os exames pré-operatórios e consultas com diversos especialistas como endocrinologista e cardiologista. A unidade também garante a consulta pré-anestésica para que todas as cirurgias sejam realizadas com segurança.