A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) promovem, nesta quarta-feira (24), às 19 horas, a abertura oficial da 10ª Conferência Estadual de Saúde, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um fórum de debate com o objetivo de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade paraibana sobre a saúde como direito e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). No mesmo dia, às 13 horas, começa o credenciamento. A Conferência segue na quinta (25) e sexta-feira (26), no Espaço Cultural.
De acordo com a programação, logo após a abertura solene, acontecerá a Conferência Magna, com o tema central do evento, proferido pela secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega. “Durante três dias, estarão reunidos mais de 700 delegados selecionados das Secretarias Municipais de Saúde, para participação e discussão das políticas públicas de saúde, no âmbito estadual, referente a avaliação do cenário de saúde e quais os desafios para a construção do SUS nos próximos quatro anos, no plano 2024/2027”, disse.
A secretária avalia a Conferência como sendo um momento histórico de participação dos trabalhadores do SUS, gestores, prestadores de serviços e usuários. “Lembrando que a discussão do SUS é tripartite, feita por municípios estado e União e juntos vamos avaliar as condições de saúde, os determinantes para colocar as prioridades no Plano, portanto, é um grande marco para a saúde pública dos municípios, estado e do Brasil, com um todo”, pontuou.
Pela programação, na quinta-feira (25), o credenciamento começa às 8h30 e, em seguida, ocorrerá o primeiro debate cujo tema do Eixo 1 será “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, com o diretor de Programa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. O segundo eixo será “O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas”, com o diretor de Programas Estratégicos da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, André Luís Bonifácio.
A seguir, terá a assinatura do Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. Logo após, terá a segunda mesa redonda com o eixo 3 – “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, com a cirurgiã dentista e conselheira estadual, Joana Batista e o eixo 4 “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”, com o professor adjunto do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas (CCM), da UFPB.
Ainda na quinta-feira (25), à tarde, ocorrem os trabalhos em grupo que continuam na sexta (26), pela manhã e à tarde, com a plenária final e a eleição dos 76 delegados que participarão da etapa nacional, no período de 2 a 5 de julho, em Brasília.