Hemodinâmica de Campina Grande realiza procedimento endovascular de alta complexidade inédito no SUS da Paraíba

Hemodinâmica de Campina Grande realiza procedimento endovascular de alta complexidade inédito no SUS da Paraíba

A hemodinâmica do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou nessa quarta-feira (17), a primeira Derivação Intra-hepática Portossistêmica Transjugular (TIPS) de forma 100% SUS na Paraíba. O procedimento foi necessário após uma paciente de 45 anos, cirrótica, com hipertensão portal grave, dar entrada com sangramento digestivo e com dificuldade de controle pela endoscopia.

 

O TIPS é um procedimento radiológico minimamente invasivo, que consiste em estabelecer uma comunicação intra-hepática entre um ramo da veia porta e a veia cava inferior, com o objetivo de descomprimir a veia porta e controlar, assim, as complicações clínicas provocadas pela elevação da pressão portal em pacientes com problemas no fígado.

 

Do ponto de vista técnico, o TIPS é um dos procedimentos de radiologia intervencionista mais desafiadores, pois nele se utiliza várias técnicas, como a de angiografia, punção de víscera parenquimatosa, angioplastia, manuseio de stents, embolização, entre outros métodos de alta complexidade.

 

De acordo com o cirurgião Eduardo Roso, que atendeu o caso, foi realizada uma TIPS de urgência para controle da hipertensão portal, evitando novos episódios de sangramento por reduzir o gradiente de pressão na veia porta.

 

“Existem duas indicações clássicas para esse tipo de procedimento, o sangramento refratário que não cede a outras medidas, que foi o caso dessa paciente, e quando o paciente que tem ascite de repetição. Esse procedimento ainda não tinha sido realizado no estado da Paraíba e a vida da paciente foi salva. O TIPS realizado irá evitar novos sangramentos e essa paciente vai ser listada para transplante hepático para poder resolver de forma definitiva o problema dela”, explicou Eduardo.

 

Para a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, ver que o novo modelo de gestão está possibilitando a realização de procedimentos inéditos na Paraíba é muito satisfatório, pois mostra o resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Estado em equipamentos que possibilitam a realização destes tipos de procedimentos.

 

“Este é um marco importante para a saúde pública do estado e demonstra nosso compromisso em fornecer cuidados de alta qualidade para nossos pacientes. Em menos de um ano de instalação, a hemodinâmica de Campina Grande já tem feito a diferença na vida de centenas de paraibanos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp