Funesc comemora Semana Nacional dos Museus com intervenção artística, oficina e visitas guiadas

Funesc comemora Semana Nacional dos Museus com intervenção artística, oficina e visitas guiadas

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) celebra, a partir desta segunda-feira (15), a 21ª Semana Nacional dos Museus, encabeçada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A iniciativa, que visa mobilizar o setor museal de todo país, ocorre na Funesc com visitas guiadas, exposição e oficina. As atividades acontecem gratuitamente no Memorial Abelardo da Hora (MAH) e no Museu José Lins do Rêgo, ambos localizados no Espaço Cultural da Paraíba.

A 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Com essa perspectiva, o Memorial Abelardo da Hora realiza duas atividades, começando pela exposição Minha Hora Ancestral, do artista indígena Kadu Tapuia. A abertura acontece na próxima quinta-feira (18), às 18h, e o período de visitação se estende até 30 de junho.

Kadu Tapuya tem 27 anos e é de origem Xukuru. Atua como artista visual, trabalhando com o conceito do futurismo Indígena. Tem formação em design gráfico e cursa licenciatura em história na Unicap. Mora em Escada-PE e compõe o Mata Sul Indígena, um movimento de retomada da Zona da Mata Sul de Pernambuco, região do estado que teve todos os seus aldeamentos destruídos e hoje luta pelo fortalecimento dessa identidade e cultura.

Ainda no Memorial, acontece uma oficina de artesanato com integrantes do projeto Naru Warao. A atividade será ministrada pelas artesãs indígenas Rosenda Vale Jimenez e Yoriminda Del Carmen Perez nos dias 20 e 21, incluindo uma feira para exibição e comercialização dos produtos.

Rosenda Vale Jimenez é artesã Warao, nascida em Mariusa, Venezuela. Suas mãos elaboram com precisão pontos e bordados tradicionais Warao. Seu aprendizado se deu ainda na infância com sua mãe, Lucia Jimenez. Em busca de melhores condições de vida, Rosenda migrou com a sua família para o Brasil, onde busca, em conjunto com outras mulheres Warao, fortalecer a produção do artesanato. Nas feiras, nos encontros e nos momentos de convívio comum, suas palavras fortalecem nosso caminho e tecem novas formas de viver em João Pessoa, PB.

Yoriminda Del Carmen Perez nasceu na comunidade indígena Lagonita, em Mariusa, na Venezuela. Ela e sua família constituem um importante grupo de artesãs Warao. Assim como as outras mulheres, aprendeu a fazer artesanato com a sua mãe, Flora Perez. Quando pequena a via entrelaçando fios e contas coloridas que se desdobravam em bonitos colares e pulseiras. Com sua família, migrou para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Em João Pessoa, fixou-se com as filhas, marido e irmãs.

Museu José Lins do Rêgo – O espaço reúne livros e objetos originais pertencentes ao escritor paraibano autor do livro ‘Menino de Engenho’ e recebe alunos de escolas das redes estadual e municipal para visitações guiadas visando aprimorar e solidificar a temática da sustentabilidade e bem-estar.

Confira a programação:

21ª Semana Nacional dos Museus – Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar

MUSEU JOSÉ LINS DO REGO

 

15/05/2023 a 21/05/2023 – 9h às 16h30

Exposição – Vida e Obra de José Lins do Rego, com visitação de escolas

das redes estadual e municipal, com ação educativa visando aprimorar e solidificar a temática da sustentabilidade e bem-estar.

Contato: museufunescpb@gmail.com | Tel: (83) 3255-8721

 

MEMORIAL ABELARDO DA HORA

 

18/05/2023 a 30/06/2023 – 18h

EXPOSIÇÃO – Projeto Fora de Hora. Exposição Minha Hora Ancestral.

Kadu Tapuya – Artista multimídia, produz obras centradas no Futurismo

Indígena. Integra o Movimento de Retomada Mata Sul Indígena.

Visitação – Terça a Sexta, das 9h às 17h | sábado, domingo e feriados: 13h às 19h

 

20/05/2023 a 21/05/2023 – 14h às 17h

OFICINA – Feira e Oficina de artesanato – Indígenas Warao

Inscrições: https://forms.gle/aTj3CTcUxAHYAhPR7

Contato: mah.funesc@gmail.com | Tel: (83) 3255-8710

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp