Alunos e professores da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Dr. Trajano Nóbrega, do município de Soledade, visitaram a Estação Experimental Pendência da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), em Soledade, quando conheceram o plantel de caprinos, objeto de pesquisas de melhoramento genético ali realizadas.
Recebidos pelo gerente da Estação, Leonardo Medeiros, e pelo corpo de pesquisadores, os estudantes conheceram as instalações da estação, os tipos de raças caprinas pesquisadas que são das melhores aptidões para a produção de leite e carne, além do sistema de produção e armazenagem de ração em silagem para alimentar rebanhos em períodos de estiagem.
Mesmo conhecendo a atividade de criação de caprinos e ovinos na região, alguns dos estudantes não conheciam o sistema de pesquisa e de criação de caprinos patriciados em Pendência.
O gerente da Estação, Leonardo Medeiros, destacou importância da visita porque, além do contato dos jovens e crianças com os animais e as instalações da estação, estas poderão se interessar pela atividade caprina, que é de grande importância para a economia regional.
Na região do Cariri, a caprinocultura trouxe oportunidade para que famílias agricultoras obtenham renda mensal e se consolidou como atividade que aquece a economia dos municípios.