Rendeiras dos cinco municípios considerados o epicentro da renda renascença no Cariri paraibano — São Sebastião de Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Monteiro e Zabelê — estão participando de uma oficina de Design Criativo, iniciativa do Governo do Estado e Sebrae em parceria com as respectivas prefeituras desses municípios. A oficina está sendo ministrada no Centro de Referência da Renda Renascença (Crença), em Monteiro.
Toda a beleza da renda renascença será a base da confecção de belíssimas luminárias — uma grande alternativa para conquistar novos mercados e incrementar a renda de artesãos e artesãs que fazem parte desta tradicional tipologia do Cariri paraibano que, com a parceria de diversas instituições, vem ganhando incentivos do Governo do Estado.
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, ressaltou a importância de mais esta oportunidade para as rendeiras do Cariri paraibano. “Esta ação, em parceria com o Sebrae e as prefeituras, é a prova de que o Governo do Estado ouviu as reivindicações das rendeiras. No início da primeira gestão do governador João Azevêdo, elas reivindicavam algum incentivo para continuarem com essa tipologia tradicional, e ações têm sido adotadas neste sentido”, disse.
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, também ressaltou a importância dessa qualificação para as rendeiras. “Esse curso de Design Criativo vem no plano de ações do governador João Azevêdo, da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, que veem o artesanato como uma importante fonte de geração de renda — e tanto os últimos eventos quanta as ações recentes têm mostrado que todo o Governo do Estado está no caminho certo”, comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, disse que é uma iniciativa em que todos saem ganhando. “Ganham as rendeiras com mais esta qualificação. Ganha a renda renascença, com este grande incentivo e também o mercado, com a chegada de novos produtos”, acrescentou.
O curso de Design Criativo está sendo ministrado para 30 artesãs na sede do Centro de Referência da Renda Renascença (Crença), no município de Monteiro. O espaço foi criado pelo Governo do Estado como mais uma iniciativa de fortalecimento da tipologia — já que algumas rendeiras se sentiam desestimuladas com a falta de incentivo.
Para a gerente regional do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, o curso de Design Criativo vai incrementar ainda mais o aprendizado das artesãs. “Essa capacitação incrementa mais ainda o aprendizado das rendeiras, contribuindo não apenas com a inovação, mas também com o negócio artesanal, para que elas possam se diferenciar no mercado, desenvolvendo novas peças, novos produtos em um design diferente”, disse.
A oficina de Design Criativo está sendo ministrada por Laila Assef, em parceria com o também consultor Eduardo Barroso. “Estou em Monteiro a convite do Sebrae, e a missão aqui é criar novos produtos com a renda renascença. Para enobrecer ainda mais o produto, estamos criando a coleção intitulada “Renda iluminada”, com luminárias e abajours, onde a luz realça os pontos da renda”, contou.