Haddad promete apresentar arcabouço fiscal já em março

Haddad promete apresentar arcabouço fiscal já em março

Cronograma inicial previa que a nova regra fiscal seria entregue aos parlamentares em abril

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (15/2) que o novo arcabouço fiscal deverá ser apresentado no mês que vem. O cronograma inicial previa que a nova regra fiscal seria entregue aos parlamentares em abril, mas Haddad afirmou que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o ministro da Indústria e Desenvolvimento, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), decidiram por antecipar para que o Congresso Nacional tenha mais tempo para discutir a proposta.

“Em março, provavelmente, nós vamos anunciar o que entendemos ser a regra fiscal para o país. Nós já tínhamos puxado para abril, mas a Simone e o Geraldo Alckmin ponderaram que, para mandar com o Congresso em abril junto com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), era bom termos um período de discussão antes”, afirmou o ministro, durante seminário promovido pelo BTG Pactual.

Segundo Haddad, a proposta deve ter metas exigentes, mas realistas. “Estamos estudando regras fiscais do mundo inteiro e documentos de todos os organismos internacionais. Nenhum país do mundo adota teto de gastos porque você consegue atingir”, pontuou. “Eu sou a favor de metas exigentes. Tem que ser rigoroso, mas um ser humano tem que conseguir fazer aquilo. Quando você projeta cenários irrealistas, você vai perdendo credibilidade”, acrescentou.

Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
WhatsApp